quinta-feira, 19 de maio de 2011

Seis novas indústrias serão implantadas em Alagoas


Empreendimentos vão fortalecer a Cadeia da Química e do Plástico e gerar mais de 600 empregos diretos

Renée Le Campion

O Governo de Alagoas confirma a vinda de seis novas indústrias para o Estado, que vão gerar mais de 600 empregos diretos e cerca de 3 mil indiretos. A atração das empresas foi negociada pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, durante a XIII Feira Internacional da Indústria do Plástico (Brasilplast), realizada em São Paulo na semana passada.

Com investimentos de cerca de R$ 320 milhões, os empreendimentos irão fortalecer a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico em Alagoas. “Só nos últimos quatro anos do Governo, a política de desenvolvimento do Estado atraiu 22 novas indústrias do setor químico e plástico, que geraram mais de 2 mil novos postos de emprego e investiram quase R$ 1,3 bilhão em Alagoas”, afirma o secretário Luiz Otavio.

Durante a Brasilplast, o governador Teotonio Vilela, o secretário Luiz Otavio e o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, reuniram-se com 13 empresários para discutir a implantação de novos empreendimentos em Alagoas. Na ocasião, representantes de indústrias de grande porte asseguraram a vinda para o Estado.

Entre as empresas que serão instaladas em Alagoas, estão a Pernambuco Química, fornecedora e distribuidora de silicato de sódio; a Precon VC, fabricante de telhas em PVC; a Sasil, que deve implantar uma unidade de produção em compostos químicos de PVC e outras resinas; e a Global Housing, detentora da tecnologia para a construção de perfis leves e moduladores de PVC no Brasil.

O grupo Brascon também irá montar uma indústria na área de laminados de PVC e o grupo Cartonale, que já está presente em Alagoas, com a Alaplast, pretende ampliar seus investimentos com a construção de uma unidade própria no Núcleo Industrial BR-104.

Segundo o secretário-adjunto Keylle Lima, representantes das empresas virão a Maceió para tratar da agenda de implantação das unidades em Alagoas nos próximos 10 dias.

Além dessas, outras firmas ainda estudam a implantação de unidades em Alagoas, como a Tecnoperfil e a Lord Plásticos, pertencente ao grupo Vulcan e considerada uma das maiores empresas nacionais do ramo de filmes e embalagens plásticas flexíveis.

Para o secretário Luiz Otavio Gomes, a atração das indústrias foi possível devido à boa estrutura da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico, que oferece capacitações, benefícios e segurança jurídica aos interessados em realizar investimentos no Estado.

Nesse sentido, o secretário destaca a celeridade das ações para a concretização das implantações como um dos motivos que possibilitam o crescimento do setor do plástico. “O balanço positivo da Brasilplast confirma que o Governo acertou em priorizar a cadeia do plástico como ponto focal para a atração de indústrias”, acrescenta.

O secretário ainda ressalta a importância da Braskem para o desenvolvimento do setor plástico, já que a empresa possui duas plantas no estado. “A partir dela conseguimos um bom relacionamento com os empresários, que observam a vantagem de ter uma indústria no mesmo local onde há o fornecedor de matéria prima”, detalha.

Brasilplast

Alagoas foi o único estado da Federação a possuir um stand próprio na XIII Feira Internacional da Indústria do Plástico, a Brasilplast, que foi encerrada na última sexta-feira (13) no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Também participaram do evento vários parceiros institucionais, como a Braskem, o Sebrae, o Sindicato da Indústria do Plástico de Alagoas (Sindplast), a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), a Associação das Empresas do Distrito Industrial Governador Luiz Cavalcante (Adedi), a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Marechal Deodoro (Assedi) e a Prefeitura de Marechal Deodoro.