quinta-feira, 19 de maio de 2011

Governo recebe apoio do Banco Mundial para projetos do Alagoas Tem Pressa

Teotonio Vilela se reuniu com consultores da instituição que avaliaram os projetos prioritários do Estado


Amanda Dantas


O governador Teotonio Vilela Filho recebeu, nesta quarta-feira, a visita de três consultores do Banco Mundial das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social que reuniram-se com técnicos das secretarias para avaliar os projetos prioritários que deverão receber o apoio da instituição. Teotonio vai reforçar essa parceria em reunião com o presidente do Banco Mundial e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no dia 3 de junho, em Recife, onde serão tratados assuntos sobre investimentos nos Estados do Nordeste. 
A iniciativa já foi incluída no Programa Alagoas Tem Pressa, segundo a consultora da área da Educação, Madalena dos Santos. “Nosso trabalho vai se basear no Alagoas Tem Pressa na possibilidade de financiamentos de alguns projetos já inseridos; nossa ideia também é acelerar o desenvolvimento e a erradicação da pobreza, a partir da redução do analfabetismo e da capacitação de pessoas para o mercado de trabalho”, explicou Madalena. 

A consultora também acrescentou que o trabalho pretende atingir a pessoas já inseridas em programa sociais, a exemplo do bolsa-família. “São pessoas que recebem esse apoio, mas que precisam de atenção em outras áreas. Pensamos fornecer meios de capacitação para que elas se tornem autores de sua própria vida”, salientou.


Na área da Saúde, segundo o consultor Zau Pontes, dentro das avaliações feitas, a instituição deve intervir nos projetos de redução da mortalidade infantil. “Discutimos uma série de prioridades que existe neste setor, mas esse apoio materno infantil vai gerar benefícios de forma mais rápida dentro da problemática que envolve a Saúde”, argumentou Pontes. “O projeto precisa ser focado em intervenções realmente necessárias”, acrescentou. 


Na Assistência Social, o trabalho será articulado com os programas sociais existentes com o propósito de melhorar o atendimento, bem como o sistema de cadastramento. “Vamos dar mais atenção aos programas que estão funcionando e dando certo; será feito um trabalho articulado com a Educação, aprimorando a gestão dos programas como bolsa-família, registro civil e outras ações”, resumiu. 


Na oportunidade, o governador agradeceu ao apoio do Banco Mundial, quando disse que as parcerias são essenciais nos projetos do Estado. “Faremos o que for preciso para ser merecedores desse apoio”, disse.