quinta-feira, 19 de maio de 2011

Comitê do Desarmamento define comissão executiva nesta segunda-feira

Reunião acontece na sede do Ministério Público Estadual, a partir das 8h30

Lucas Lisboa

Nesta segunda-feira (23), a partir das 8h30, acontece mais uma reunião do Comitê Estadual do Desarmamento, criado com objetivo de informar e sensibilizar a sociedade a contribuir com a campanha de doação voluntária de armas, organizada nacionalmente pela Rede Desarma Brasil. O encontro acontece no auditório do Ministério Público Estadual e definirá a comissão executiva do comitê, responsável por traçar o plano de ações que serão executadas.

A reunião contará com a presença de aproximadamente 50 representantes de 25 órgãos que fazem parte do poder público e do setor privado, além de organizações e associações ligadas à causa. A intenção é que a comissão tenha de 10 a 15 integrantes, que ficarão à frente das ações de conscientização da sociedade, seja na articulação de parcerias ou no trabalho de prevenção feito nas ruas.

As primeiras iniciativas consistem no fortalecimento da comunicação junto à sociedade, mostrando que, com a redução do números de armas que circulam nas ruas, a violência também tende a diminuir. O Comitê pretende também criar uma cartilha informativa sobre o Estatuto do Desarmamento, que é desconhecido por boa parte da população.

Campanha – A mobilização organizada pela Rede Desarma Brasil, que conta com o apoio das entidades MovPaz e Maceió Voluntário, em Alagoas,  é voltada para a entrega voluntária de armas. A ideia é criar vários pontos de recebimento, em locais onde as pessoas se sintam mais à vontade do que em alguma unidade policial. Igrejas, associações comunitárias e sindicatos são locais em que o Comitê pretende legalizar a entrega.

Os interessados em devolver as armas deverão deixá-las desmuniciadas. Caso haja munição, esta deve ser levada separadamente em algum depósito. O cidadão também precisa retirar uma Guia de Trânsito pela internet. O único posto autorizado, atualmente, é a sede da Polícia Fedaral, em Jaraguá.