quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sesau divulga laudo sobre contaminação de crianças em Passo do Camaragibe


Perícia do Lacen identificou presença de coliformes fecais nas amostras coletadas e técnicos iniciaram tratamento da água da escola


Paula Newton

 

Técnicos do Laboratório Central de Alagoas (Lacen) concluíram na manhã desta quinta-feira (19) o laudo relacionado à água coletada na Escola Municipal Doutor Lima Júnior de Passo de Camaragibe. Crianças foram internadas num hospital do município, com suspeita de infecção intestinal, após beber água da escola.

Na primeira análise solicitada pelo município ao Lacen foi encontrada a bactéria Escherichia coli, mostrando a presença de coliformes fecais. Outras medidas também foram adotadas pela Sesau, como adição de cloro na água e orientação para retirada de poços na área próxima à fossa.

“Orientamos a população para não perfurar poços ou cacimbas próximos às fossas, uma vez que o lençol freático desta localização poderá estar contaminado”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Elizabeth Rocha.

Os levantamentos mostram ainda que a rede de abastecimento está em perfeitas condições para o consumo. A análise na água do poço e do reservatório utilizados pela escola também apresentaram alterações. O Lacen fez uma segunda análise de material, que terá resultado divulgado na próxima segunda-feira (23). 

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, determinou que ações de apoio ao município fossem adotadas, principalmente, para assegurar o restabelecimento da qualidade da água consumida pelas crianças.

Os técnicos desligaram a instalação hidráulica, lacraram o poço e fizeram a lavagem do reservatório e da cozinha da escola onde ocorreu a contaminação das crianças.

Quinze pessoas foram contaminadas e atendidas na Unidade de Saúde Doutor Carlos Gomes. Destes, 11 estudavam na escola. Das pessoas que foram internadas, apenas cinco continuavam no hospital, mas o estado de saúde era considerado estável e deverão ter alta médica nos próximos dias.