quinta-feira, 19 de maio de 2011

Perícia oficial tem novo gestor

 Roberto Liberato substitui Ana Márcia na direção geral da PO/AL

Amélia Sandes

Tomou posse nesta quinta-feira (19), na Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), o novo diretor geral da Perícia Oficial de Alagoas (PO/AL), Roberto Liberato. Ele substitui a perita criminal, Ana Márcia Nunes Mello Mattos, que ocupava o cargo há três anos.

Liberato, que já conduziu a diretoria de finanças da Polícia Militar de Alagoas, é médico há 15 anos, com atuação em urgências e emergências. Ele também participou de vários cursos e especializações, uma dela para médico perito examinador. Na nova função, Roberto Liberato falou que terá como principal foco a montagem da nova estrutura da Perícia Oficial, adquirida através da Lei Delegada.

Para ele, os principais desafios serão autonomia e o gerenciamento do orçamento financeiro da Perícia Oficial, que atualmente esta sendo realizado pela secretaria da Defesa Social, e a administração dos recursos materiais e humanos, focado na valorização dos servidores que já atuam nos órgãos que compõem a PO.

“Vamos procurar dinamizar os três órgãos que compõe a Perícia Oficial, como o institutos Médico Legal (IML), de Identificação (II) e de Criminalística (IC), com autonomia financeira. Irei gerenciá-los como instrumento de ligação das estruturas, para que elas possam desempenhar seus trabalhos de forma harmoniosa e independente”, garantiu o diretor.

No discurso de posse, Roberto Liberato se disse lisonjeado pelo convite feito pelo secretário da Seds, Dário Cesar, para gerir a Perícia Oficial e que espera a colaboração de todos que compõem oórgãos. Ele explicou que pretende se reunir com os diretores dos três institutos para elaboração de projetos que visem o desenvolvimento e melhoramento dos órgãos.

Outra ação, essa considerada urgente e essencial para o bom funcionamento da pericia alagoana, é a construção do novo complexo da Perícia Oficial que reunirá todos os Institutos em um só lugar, um investimento superior a R$ 4 milhões, feito pelo Governo do Estado. Por isso, o diretor pretende se reunir com o Secretário Dário Cesar para tratar desse e outros assuntos.

“O atual IML existe há 50 anos, o prédio é tombado e não pode passar por grandes reformas. Ele tornou-se incompatível com a realidade de Alagoas, por isso pretendemos estruturá-lo para que ele possa servir bem”, explicou o Liberato, lembrando que o IML oferece vários tipos de serviços.

O secretário adjunto da Defesa Social, José Edson, agradeceu publicamente a ex-diretora Ana Márcia pelo tempo que esteve na direção do órgão e deu as boas vindas ao novo diretor, afirmando que a nova missão será difícil. “Sabemos que o senhor não vai medir esforços para oxigenar a Perícia Alagoana e fazer de nosso IML, por exemplo, um dos melhores do país”.

Prestigiaram o evento de posse o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Luciano Silva; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Neitônio dos Santos; o Delegado Geral, Marcílio Barenco; a Diretora do Instituto de Identificação, Madalena Cardoso; o Chefe de Gabinete da Seds, Dr. Herli Carlos e mais oficiais da Polícia Militar.