quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sepaz participa de evento sobre dependência química

Jornada Alagoana de Dependência Química acontece nos dia 20 e 21 de maio e servirá de preparação para o 21º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Álcool e Outras Drogas

Lucas Lisboa

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) participará da 1ª Jornada Alagoana de Dependência Química, que acontece nos dias 20 e 21 de maio. O evento, que será realizado no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), tem por objetivo trocar conhecimento e abrir espaço para o debate sobre o tratamento da doença.
A jornada é destinada a profissionais, professores, estudantes,  entidades e demais interessado no assunto.

O evento está sendo organizado pelo Fórum Permanente de Combate às Drogas e o Centro de Tratamento Della Justina, com o apoio do governo do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Alagoas (OAB- AL). A etapa estadual é preparatória para o 21º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Álcool e Outras Drogas (Abead), que será realizado no mês de setembro em Pernambuco.

A Sepaz será representada pela superintendente de Políticas sobre Drogas, Luiza Sampaio, que será acompanhada por profissionais – psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais – do Centro de Acolhimento para Pessoas Com Dependência Química. A unidade foi criada pela Sepaz em 2010 e é responsável por fazer exames clínicos e psicológicos em dependentes e pelo encaminhamento para uma das 14 comunidades acolhedoras conveniadas com o governo do Estado.

A solenidade de abertura do evento acontece às 20h desta sexta-feira, no auditório da Ftis e contará com a presença do Dr. Carlos Alberto Salgado, psiquiatra e Presidente da Abead e Moema Raquello, assistente social da Vila Serena, comunidade baiana que é referência nacional em recuperação de dependentes químicos.  

No primeiro momento, haverá uma conferência com o tema Políticas Públicas e Dependência Química, para que os participantes possam alinhar suas posições sobre o tema.

A programação no sábado (21) começa às 9h com a palestra ministrada pelo psicólogo Danilo Della Justina, que falará sobre a psicologia clínica na dependência química. Em seguida, a psiquiatra Suzana Bernardes tratará sobre a importância da psiquiatria no tratamento do dependente – atuação e integração. Às 11h, o debate é sobre o álcool e outras dr ogas nas empresas. 

No período da tarde, a partir das 14h, a programação se inicia com uma palestra sobre a importância dos grupos de ajuda e das famílias, comandadas pelo coordenador nacional do NAR-ANOM e um representante do grupo Amor Exigente, voltado para terapia em grupo. A programação é finalizada com duas palestras. Na primeira, a psicóloga Joelma da Rocha falará sobre o crack e a família. O último momento envolverá todos os assuntos trabalhados durante os dois dias, e será coordenado pelo Dr. Carlos Alberto Salgado.

A presidente do Fórum Permanente de Combate às Drogas, Noélia Costa, acredita que essa é uma excelente oportunidade para que, as pessoas envolvidas com a dependência química seja um familiar, médico, ou até mesmo o próprio dependente em recuperação, assimile um conhecimento que seja refletido em suas ações. 

“Acredito que todos sairão ganhado com o evento. Cada um dos participantes, provavelmente, já passou por diferentes situações e conflitos A soma de experiências e do conhecimento dessas pessoas será muito importante para que possamos tratar da dependência química em Alagoas da melhor maneira possível”, comenta Noélia.

Os interessados em fazer suas inscrições ou obter mais informações, deverão entrar em contato com o Fórum Permanente de Combate as Drogas pelo telefone 3035-0798.