sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ministra Irany Lopes visita Alagoas e é recebida pelo governador

Durante o encontro, a ministra demonstrou disposição em firmar parcerias com o Estado
Marcelo Cabral
Foto: Neno Canuto

Ministra foi recebida pelo governador nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (27), a ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Irany Lopes, esteve em Maceió para o lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência, que aconteceu durante a manhã, e tem o objetivo de contribuir para a redução dos índices de violência contra a mulher na capital alagoana.

Durante a tarde, a ministra visitou o Palácio República dos Palmares, onde foi recebida pelo governador Teotonio Vilela Filho. Estiveram presentes na reunião a Secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born; e Solange Viegas, superintendente de Políticas para as Mulheres.

Durante o encontro, a ministra demonstrou disposição em firmar parcerias com o Estado. Irany Lopes sugeriu a criação de um grupo de trabalho, onde a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Estado da Mulher articulem e desenvolvam ações em nível estadual. Alfabetização, redução da pobreza e capacitação das mulheres para o mercado de trabalho foram alguns dos principais temas focados durante a conversa.

O governador agradeceu a presença da ministra e falou sobre a audiência com a presidente Dilma nesta semana. “A presidente me recebeu e demonstrou compromisso com Alagoas. Demonstrou conhecimento sobre a situação do Estado, nos mínimos detalhes, e elogiou a forma como conduzimos as finanças e ajustamos Alagoas, que ainda é um Estado pobre, mas organizado, ajustado”. O governador ressaltou a atenção da presidente em questões como a dívida do Estado e a distribuição de energia elétrica.   

O governador agradeceu o apoio da ministra e presenteou Irany Lopes com bordados de filé, renda produzida por artesãs alagoanas. Irany Lopes agradeceu ao governador pela recepção e já deixou encaminhado com a secretária Katia Born a articulação do grupo de trabalho para elaboração de políticas públicas para as mulheres no Estado.  

Irany Lopes tem um histórico de militância e serviços em prol dos direitos humanos, meio ambiente e habitação. Foi eleita deputada Federal pelo Espírito Santo em 2002, e reeleita em 2006. Integrou a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e também o Conselho de Ética da Câmara.