sexta-feira, 27 de maio de 2011

Implantação do 1º Banco de Alimentos de Alagoas é discutida na Seades

Comitiva discute próximos passos do projeto selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Social
Ana Célia Rocha – Estagiária
Implantação do projeto foi discutida nesta sexta-feira
Nesta semana, o Estado de Alagoas foi selecionado, por meio da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), para implantar o Banco de Alimentos - de acordo com edital da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Com o objetivo de discutir os próximos passos para implantação do projeto, o secretário Marcelo Palmeira promoveu um encontro com representantes do Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal), do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral) e da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, representada pela técnica Ana Paula Quintella.
Na ocasião, foram discutidos os encaminhamentos para implantação do Banco, que deverá durar 18 meses. O próximo passo é a participação em uma mesa técnica, no final do mês de junho, para que sejam definidos os projetos arquitetônicos e a aquisição de materiais e equipamentos que irão contribuir para a efetivação do projeto.
Segundo Palmeira, a consolidação da política de segurança alimentar e nutricional, por meio da implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), será um marco histórico para Alagoas. “Este governo vem desenvolvendo uma série de ações voltadas para a garantia do direito humano à alimentação adequada, e para a promoção das famílias em situação de vulnerabilidade social”, pontuou.
Maceió é a primeira capital do Nordeste a ser contemplada com o programa, que vai combater o desperdício através da arrecadação de alimentos e considerar um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento para distribuí-los a pessoas cadastradas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).