sexta-feira, 27 de maio de 2011

Seminário reúne produtores ligados ao APL Apicultura e especialistas de todo o país

Durante o evento, cerca de 360 participantes conheceram as novas ferramentas que vão facilitar o desenvolvimento do setor
 Laís Pita
Cerca de 60 Produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura, participaram, nessa sexta-feira (27), do XI Seminário Estadual de Apicultura. O evento aconteceu no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Satuba, e encerrou a Semana Alagoana da Apicultura - aberta na última segunda-feira (27).
A ação foi promovida pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (PAPL) - coordenado pela Secretária de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrae.
O Seminário - que também contou com a participação de técnicos, empresários, parceiros e especialistas de todo o Brasil – promoveu a atualização e a troca de informações com foco no associativismo e apresentou para os apicultores as novas técnicas e tecnologias que irão facilitar o desenvolvimento do setor.
“O evento reforça o compromisso do Governo para o fortalecimento da apicultura em Alagoas e é uma oportunidade para consolidar as parcerias de instituições públicas e privadas, no apoio às iniciativas empreendedoras dos produtores locais”, afirmou a diretora do PAPL pela Seplande, Flaviana Rosa.
“Cooperar para competir: Aprendendo com as Abelhas”, “O papel da OCB para as Cooperativas de Alagoas” e “Apiária Altamira: Evolução do Convencional ao Orgânico” foram os títulos das palestras destinadas aos participantes.
As apresentações e as oficinas foram ministradas por representantes do Sebrae Nacional, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Apiário Altamira (CE), da Uniprópolis e do Instituto Nacional da Propriedade industrial (INPI) do Rio de Janeiro.
Durante a ocasião, também foi realizado um debate sobre a indicação geográfica da própolis vermelha e o papel da Associação dos produtores de Própolis Vermelha (Uniprópolis) no desenvolvimento da apicultura nos manguezais de Alagoas.
A prefeitura de Satuba, Ifal, o Serviço Social da Indústria de Alagoas (Sesi), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Cooperativa de Mel de Abelha e Derivados (Coopemel), Cooperativa dos Produtores de Mel, Derivados e Insumos Apícolas (Coopeapis) e Cooperativa Mel do Sertão Alagoano também foram parceiros para a realização do evento.