sexta-feira, 27 de maio de 2011

Alagoas mostra potencial para apicultura e discute fortalecimento do setor

Atividades acontecem na Semana Alagoana de Apicultura e no XI Seminário Estadual, realizado nesta sexta-feira (27)
Diego Barros

Seminário de Apicultura foi aberto nesta sexta-feira

A atividade da apicultura está crescendo em Alagoas, incluindo mais produtores, promovendo a geração de renda e colocando no mercado produtos saudáveis. Essa foi a constatação do secretário Adjunto de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior, durante a abertura do XI Seminário Estadual de Apicultura, realizado nesta sexta-feira (27), no campus do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Ifal), em Satuba.
O secretário ressaltou que, para crescer, o setor precisa se organizar e, para isso, deve ter o apoio de todas as entidades. “O governo do Estado é parceiro dos produtores. Oferecemos a eles assistência técnica, estamos presentes no Arranjo Produtivo Local e em todas as ações. Essa é uma determinação do governador Teotonio Vilela”, argumentou.
Segundo a diretora técnica do Sebrae/AL, Renata Fonseca, o fortalecimento das parcerias institucionais é fundamental para alavancar o setor. “É preciso repassar tecnologia. Sem ela, não se vai a lugar nenhum. Esse conhecimento está nas academias e precisa chegar ao pequeno produtor, pois a tecnologia transforma a produção”, destacou Renata Fonseca.
Realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) em parceria com Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifal), Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), APL Mel do Sertão e Prefeitura de Satuba, o Seminário reuniu alunos do Instituto, produtores de mel, própolis vermelha, geleia, cera e pólen.