sexta-feira, 27 de maio de 2011

Postos do Sine/AL voltam a funcionar nesta segunda-feira


Serviços foram suspensos em função de migração para o sistema Mais Emprego do Ministério do Trabalho

Luiz Lopes – Estagiário

Postos do Sine adotam sistema do Ministério do Trabalho
Os serviços ofertados pelos 14 postos do Sine/AL voltam à normalidade a partir desta segunda-feira (30). A paralisação ocorreu devido à migração do sistema Sigae para o MTE Mais Emprego, do Ministério do Trabalho – Sigaeweb – que tem a proposta de garantir mais eficiência ao serviço e menos tempo para a recolocação profissional.

Com o novo sistema, o trabalhador poderá fazer o cadastro em um dos postos do Sine/AL ou online e o empregador também vai poder oferecer vagas pela internet ou de forma presencial. Para isso, devem buscar o link nos endereços www.trabalho.al.gov.br e www.maisemprego.al.gov.br, onde as vagas estarão disponíveis.

Para garantir um atendimento diferenciado, de acordo com o novo sistema, mais de 50 funcionários foram treinados até a última sexta-feira por técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Segundo a diretora de Atendimento do Sine, Nadja Beirute, três técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego ficarão por uma semana em Alagoas a partir de segunda-feira (30) supervisionando e orientando os atendentes para qualquer dúvida que haja durante a primeira semana de implantação do novo sistema.

A diretora pede que o público seja compreensivo durante o período de adaptação ao sistema. “Mesmo com o curso de capacitação, ainda leva algum tempo até que os atendentes estejam totalmente adaptados. Por isso, pedimos a compreensão de todos que procuram o Sine. Por outro lado, não haverá filas de espera como acontecia, já que a partir desse novo sistema será possível solicitar os serviços pela internet”, garantiu a diretora.

Ainda de acordo com Nadja Beirouti, as informações do cadastro irão gerar uma base de dados única em todo o país, possibilitando que o trabalhador conheça todas as vagas disponíveis no país e que se encaixam ao seu perfil. Assim, o acompanhamento das oportunidades do mercado vai ser muito mais rápido e fácil.

“Vamos contar com um sistema modernizado, que irá proporcionar a agilidade necessária para que o trabalhador e o empregador possam usufruir de todas as vantagens que o Sine oferece e até de casa ou de uma lan house será possível se cadastrar ou disponibilizar as vagas”.

MTE

O professor e capacitador do Ministério do Trabalho Daniel Pires de Castro, que esteve em Alagoas, ministrando o treinamento para o Seguro Desemprego, falou dos benefícios do novo sistema, com a praticidade para o trabalhador e empregador e o cadastro nacional, e colocou ainda a instabilidade devido à adaptação. 

“É uma questão de tempo essa adaptação, mas todos os estados estarão com essa migração até o final do ano e os funcionários dos postos do Sine em Alagoas não demonstraram tanta dificuldade. A partir de agora cada atendimento deve durar cerca de 40 minutos e a população precisa ser paciente porque as informações serão minuciosas”, finalizou