sexta-feira, 27 de maio de 2011

Alagoas comemora Dia Internacional do Leite com atividades e degustação em shopping de Maceió

Estandes com degustação, informações e prestação de serviços estarão no Shopping Pátio Maceió, de 29 de maio a 1º de junho
Diego Barros
Os interessados em conhecer melhor os benefícios do leite para a saúde e quais são os produtos lácteos alagoanos que estão no mercado devem ir ao Shopping Pátio Maceió, no período de 29 de maio a 1º de junho. A exposição, denominada Cantinho do Leite, faz parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional do Leite, 1º de junho.
Numa iniciativa da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Cantinho do Leite vai oferecer degustação de produtos lácteos, como iogurte de frutas e queijos, e serviços, como verificação de pressão arterial e de glicemia (taxa de açúcar no sangue) por enfermeiros e palestras sobre importância do leite para a saúde, ministradas por nutricionistas.
A intenção da CPLA é utilizar o momento para mostrar os benefícios do leite. No Brasil, o consumo de leite é de 155 litros, por ano, por pessoa, enquanto o ideal apontado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 220 litros por ano.
Segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a cooperativa tem uma captação diária de 140 mil litros de leite e, dessa forma, garante mercado para o produto de centenas de agricultores familiares associados. “A entidade também é formada por 16 laticínios, que colocam à disposição dos consumidores uma variedade grande de produtos”, afirmou.
“É necessário que os alagoanos conheçam os produtos que são produzidos aqui no Estado, que geram renda para os pequenos criadores daqui”, salientou o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho Júnior.
A bovinocultura leiteira em Alagoas gera cerca de 125 mil empregos diretos, com uma produção de aproximadamente 700 mil litros de leite por dia, sem período de entressafra. Além disso, há os empregos que são gerados no setor industrial e comercial da cadeia produtiva.
Como parte das ações para apoiar os pequenos produtores de leite, o governo do Estado conduz o Programa Alagoas Mais Leite, com quatro focos de atuação: nutrição animal, melhoramento genético, qualidade do produto e gestão da unidade produtiva.
“Para apoiar a comercialização, a Seagri coordena o Programa do Leite, uma das modalidades do PAA, que adquire diariamente 63,5 mil litros de leite, que em seguida são doados para famílias em situação de insegurança alimentar”, citou o secretário adjunto.