sexta-feira, 27 de maio de 2011

Governo inaugura primeira casa de mel de Alagoas

Evento acontece no próximo domingo (29), no município de Piranhas

Victor Brasil

Para fortalecer a cadeia produtiva apícola e priorizar o crescimento dessa atividade no estado, o Governo inaugura a primeira Casa do Mel de Alagoas, no município de Piranhas, no próximo domingo (29). O evento, que vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, faz parte das ações do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura.

O principal objetivo da construção da Casa do Mel, segundo o gestor do APL Apicultura, Alberto Brasil, é potencializar a produção de mel, incentivando a diversificação da agricultura familiar. “É através da disseminação do conhecimento e de melhores condições técnicas e de infraestrutura que vamos icentivar o desenvolvimento da Apicultura no Alto Sertão alagoano”, disse o gestor.

A Casa do Mel, além de atender os apicultores previstos no projeto inicial, vai receber, também, os 40 apicultores da Cooperativa dos Produtores de Mel, Derivados e Insumos Apícolas em Alagoas (Coopeapis) para atuação no fracionamento e comercialização do mel.

De acordo com Alberto Brasil, a estrutura tem capacidade para beneficiar 420 colmeias. “Considerando que a capacidade inicial é de 40 kg de mel por colmeia ao ano, será produzida, na Casa do Mel, uma média de 16.800 quilos de mel/ano”, enfatizou.

A concretização do projeto da primeira sede da Casa do Mel se deu devido à parceria entre o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Governo de Alagoas, através da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e a prefeitura de Piranhas.

Os produtores de mel do município de Piranhas integram o APL Apicultura, que pertence ao Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Seplande em parceria com o Sebrae Alagoas.