sexta-feira, 27 de maio de 2011

Curso discute importância do uso da informática na educação do campo

Atividade faz parte da formação do Programa Escola Ativa e reuniu técnicos das coordenadorias e de 88 municípios, no Hotel Ouro Branco, na manhã desta sexta-feira

Ana Paula Lins

Técnicos participam de formação sobre o Escola Ativa
Técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e de 88 municípios alagoanos participaram da sexta e última etapa de formação do Escola Ativa, programa do Ministério da Educação (MEC) que busca melhorar a qualidade das escolas do campo. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ocorreu nesta sexta-feira (27), no Hotel Ouro Branco, em Maceió, e discutiu a importância do uso da tecnologia nas escolas rurais.

O programa tem como objetivo melhorar o desempenho escolar nas classes multisseriadas, onde alunos de séries diferentes estudam em um mesmo espaço. O modelo é utilizado para evitar o êxodo no meio rural, pois a quantidade reduzida de alunos no campo impede a formação de turmas individuais de cada série. Com as classes multisseriadas, os alunos estudam juntos e não precisam se deslocar para frequentar escolas em meio urbano.

De acordo com a supervisora do programa pela SEE, Lucy Dantas, a ação faz parte do Plano de Ação Articulada (PAR) e Alagoas foi o primeiro estado do país a concluir o sexto módulo da formação. “A tecnologia está chegando à zona rural e, por meio desse curso, pretendemos levar esse conhecimento aos alunos deste meio”, explica.

Informatização

Técnica do programa em Campestre, Betânia Buarque destaca que a formação representa um incentivo aos professores que atuam nas escolas rurais, visto que muitas unidades da região já receberam o kit de computadores do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo).

“O Proinfo Rural contempla cada unidade com cinco computadores e, como as máquinas já estão chegando nas escolas, é importante que os professores se familiarizem com essa tecnologia. Por isso, em outubro, os técnicos do litoral Norte reunirão todos os professores da região em Passo do Camaragibe para repassarmos o conteúdo desta mesma formação que participamos”, conta.

Já a coordenadora do programa pela Ufal, Cristiane Pepe, destaca a parceria entre União, Estado e Municípios na difusão do programa. “Na prática, fazemos este trabalho em conjunto desde 2007, ou seja, já vivíamos um regime de colaboração bem antes do tema ser instituído na última Conferência Nacional de Educação, realizada em 2010”, fala.