sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hemoal fará mutirão para avaliar risco de AVC em pacientes com anemia

 Ação acontece nos dias 1 e 2 de junho, no Ambulatório de Hematologia da instituição
Josenildo Törres
Para detectar os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes com Anemia Falciforme, que são suscetíveis e desencadear este problema, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza um mutirão de avaliação. A ação acontece nos dias 1º e 2 de junho, das 8h às 18h, no Ambulatório de Hematologia da instituição, que está situado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé.
A avaliação, que é destinada a pacientes com idades entre dois e dezesseis anos, consiste na realização do exame de Doppler Transcraniano, onde o paciente é submetido a um ultrassom da cabeça. Para isso, a direção do Hemoal está trazendo para alagoas o médico Camilo Vieira, que atua no Hospital das Clínicas da Bahia.
Ele é especialista na realização deste procedimento, que evita o desencadeamento do AVC e, consequentemente, o surgimento de graves sequelas para os portadores da Anemia Falciforme.  Por isso, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, a realização deste procedimento será importante para salvar a vida muitas crianças e adolescentes alagoanos.
“Pacientes na faixa etária dos dois aos 16 anos são muito suscetíveis a desenvolverem AVC, que acarreta problemas sérios, como o comprometimento da fala, mobilidade, além de levar à morte. No entanto, por meio da avaliação, detectaremos o risco que o paciente tem de desenvolver o Acidente Vascular Cerebral e poderemos realizar intervenções, prescrever o medicamento Hidroxiureia, além de realizar um regime de hipertransfusão, administrando transfusões sanguíneas mensais”, explicou a diretora do Hemoal.