sexta-feira, 27 de maio de 2011

Alunos do mestrado de arquitetura da Ufal visitam Sala de Monitoramento

Ação proporcionou aos estudantes presentes a possibilidade de aprofundarem o conhecimento sobre a formação das bacias hidrográficas de Alagoas
Beatriz Nunes
Alunos do curso de mestrado em Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estiveram na manhã desta sexta-feira (27) visitando a Sala de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/AL). A ação faz parte das atividades da disciplina “Formação do Espaço Alagoano” e proporcionou aos estudantes presentes a possibilidade de aprofundarem o conhecimento sobre a formação das bacias hidrográficas de Alagoas.
O grupo, que estava acompanhado por dois professores, assistiu a palestras com representantes da Semarh e da Defesa Civil Estadual. Vinícius Pinho, meteorologista, explicou aos alunos como é realizado o trabalho da equipe de previsão do tempo. A palestra foi seguida pelos assuntos de ações de prevenção de desastres, tema que teve como palestrante Adriano Augusto, da Defesa Civil.
A rodada de palestra foi encerrada pelo diretor de Gestão Ambiental da Semarh, José Gino de Oliveira, que falou aos alunos sobre bacias e rios, explicando sobre o trabalho da Sala de Monitoramento Hidrometeorolígico.
“O objetivo desta visita foi mostrar aos alunos de arquitetura como funciona o sistema de monitoramento e como ele foi implantado. Mas, antes de tudo, mostramos como se deu a formação das bacias hidrográficas para que eles pudessem ter uma dimensão maior sobre as ações de prevenções de desastre”, destaca José Gino.