sexta-feira, 27 de maio de 2011

Crianças participam de atividades educativas no Circuito Meu Dia Pede Mel

Atividade faz parte da Semana Alagoana da Apicultura e está disponível para crianças de escolas públicas no campus do Ifal em Satuba
Diego Barros
Crianças participam de atividades e conhecem o mel
As etapas da produção de mel e pólen pelas abelhas, desde a visita às flores para coleta do néctar até a venda em supermercados para os consumidores será assunto aprendido por crianças durante toda esta semana. De forma lúdica e educativa, elas conhecem como o mel é obtido e quais os benefícios para a saúde humana.
Essa atividade está ocorrendo no Circuito Meu Dia Pede Mel, instalado no campus do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Ifal), em Satuba. As crianças de escolas públicas chegam lá em ônibus, acompanhadas pelas professoras, e saem do circuito degustando algum produto à base de mel e com conhecimento sobre uma cadeia produtiva que tem crescido a cada dia em Alagoas.
Por essa razão, o Ifal Satuba está sediando a maior parte das atividades da Semana Alagoana de Apicultura, que teve início no dia 23 e segue até o dia 29 de maio. Enquanto isso, os alunos da educação infantil, em grupos de 20 crianças, conhecem o mel, o pólen, o néctar, a geleia real, fazem pinturas e assistem a vídeos sobre apicultura.
“Tudo tem uma abordagem para educar, para que essas crianças, no futuro, preservem o ambiente, pois só assim se poderá produzir mel e outros produtos, que geram renda, que são saudáveis”, afirmou Ronaldo Moraes, gerente de Territórios Específicos do Sebrae/AL. “Além do apoio aos produtores, é necessário que as crianças sejam instruídas, com brincadeiras, com lazer, a conhecer para preservar”, ressaltou o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho Júnior.
Receitas à base de mel – Em outro local do Ifal Satuba, grupos de mulheres aprendiam como usar o mel na alimentação diária, com pratos saudáveis e diversificados. Duas turmas, uma de 41 e outra de 28 participantes, foram capacitadas pelo projeto Mesa Brasil, do Sesi, durante esta semana.
De acordo com a nutricionista responsável, Annelyse Torres, a capacitação é sobre educação alimentar e também trata de higienização e armazenamento dos alimentos. Nesta sexta-feira (27), um dos grupos que foram capacitados recebeu os certificados do curso de educação alimentar.
“Elas aprenderam como usar o produto de forma integral. Fizemos nove receitas, todas incluindo o mel”, citou. Entre as receitas, havia bolo de casca de banana, bolo de laranja, salada tropicaliente, bolo de abóbora com coco, quiche de casca de abóbora e merengue de banana.
Realizados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) em parceria com Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifal), Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), APL Mel do Sertão e Prefeitura de Satuba, a Semana Alagoana de Apicultura e o XI Seminário Estadual de Apicultura reuniram alunos do Instituto, produtores de mel, própolis vermelha, geleia, cera e pólen, além de especialistas no tema da apicultura de várias regiões do Brasil.