sexta-feira, 27 de maio de 2011

Governo fomenta a divulgação da produção científica no Estado

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação realiza a III Oficina Alagoana de Jornalismo Científico no próximo dia 4 de junho
Débora de Brito e Fátima Vasconcelos
Além das belezas naturais, o estado de Alagoas possui um forte potencial para a produção de ciência e tecnologia, desenvolvidas nas universidades públicas federais e estaduais. Para tornar esse potencial conhecido diante da sociedade, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti) realizará a III Oficina Alagoana de Jornalismo Científico, no próximo dia 4 de junho, a partir das 9h, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
“O objetivo é contribuir com a formação e atualização dos profissionais da imprensa que se dedicam à produção de matérias que divulgam a ciência em suas amplas possibilidades e alcance”, explicou a professora Lenilda Austrilino, coordenadora do evento e diretora de políticas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti.
Lenilda destaca o apoio da Universidade Federal de Alagoas, por meio da professora Rosana Vilela, coordenadora do Mestrado em Ensino na Saúde da instituição, para a realização da III Oficina. “É lamentável que a imprensa dê pouco espaço para matérias do campo da ciência, principalmente em Alagoas”, afirmou Lenilda, acrescentando que um dos propósitos da oficina é gerar a reflexão sobre os desafios e perspectivas da divulgação do conhecimento científico.
Com a missão principal de estimular a cobertura da área científica, o evento deverá reunir o maior número possível de jornalistas, além de estudantes universitários, professores e profissionais liberais da área de comunicação social.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site na Secretaria (http://www.cienciaetecnologia.al.gov.br/ ).