sexta-feira, 27 de maio de 2011

Seades promove reunião sobre a Campanha Nacional Contra o Trabalho Infantil

Coordenadores municipais do Peti participaram do encontro para definir as atividades da campanha, que será lançada oficialmente na próxima segunda-feira (30)
Ana Célia Rocha – estagiária
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) promoveu, nesta sexta-feira (27), um encontro com os coordenadores municipais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O objetivo foi discutir as atividades a serem realizadas na Campanha Nacional Contra o Trabalho Infantil.
O foco da reunião, que aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) e contou com a presença de mais de 70 participantes, foi articular apresentações e seminários voltados para a conscientização da população alagoana quanto à gravidade da exploração de crianças.
Além disso, a Seades buscou socializar as informações técnicas necessárias para a agenda da campanha, objetivando melhorar a qualidade dos serviços socioassistenciais realizados com os jovens do Peti em todos os municípios do Estado.
Os coordenadores estão articulando, também, panfletagens em feiras livres, que serão importantes para popularizar a campanha e tirar dúvidas. O trabalho social que os municípios realizarão visa despertar a solidariedade e a sensibilidade humana, para evitar que as crianças percam a oportunidade, que lhes é de direito, de estudar.
Embora o trabalho infantil, como um todo, seja visto como inadequado e impróprio para os menores, algumas formas de trabalho são tidas como especialmente nocivas e cruéis, devendo ser combatidas com prioridade, segundo o governo federal. Por esse motivo, a campanha deste ano combaterá as atividades que constam na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP), como o trabalho em canaviais e na metalurgia.
A campanha será lançada oficialmente no dia 4 de junho, e terá como tema “Com Educação Nossas Crianças Aprendem a Escrever um Novo Presente Sem Trabalho Infantil”. O ponto alto do programa acontecerá em 12 de junho, no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.