sábado, 28 de maio de 2011

Governo conclui obras da Reconstrução em Alagoas

Em Rio Largo, além de pontes e muro de contenção, mais quatro avenidas já foram recuperadas e entregues à população
 Acássia Deliê e Suzana Gonçalves
Cenários da destruição deram lugar a paisagens recuperadas
As obras do Programa da Reconstrução, realizadas pelo Governo de Alagoas, continuam avançando nos municípios atingidos pelas enchentes ocorridas em junho de 2010. Dezenas de obras de infraestrutura já estão concluídas ou em fase de conclusão em diversos municípios. Em Rio Largo, por exemplo, um dos mais destruídos pelas águas do Rio Mundaú, pontes, vias urbanas e um muro de contenção já foram entregues à população.
Segundo relatos do comerciante Cícero Carneiro da Silva, de 40 anos, as ruas do Centro de Rio Largo ficaram “irreconhecíveis” após as enchentes. “Havia só um enorme buraco de uma ponta a outra. Minha esposa tinha um bar aqui. A enchente destruiu tudo num segundo, só restou a parede da frente dele. Tentei salvar alguns bens com água até a cintura. Ainda consegui pegar a geladeira e colocar no primeiro andar de uma casa, onde a água não chegava”, lembra o comerciante.
Mas os cenários de destruição deram lugar a paisagens completamente recuperadas, após os intensos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). As ruas Manuel Zacarias, Dr. Manoel Oiticica e Alfredo Oiticica, todas localizadas no Centro de Rio Largo, também já foram reconstruídas e entregues à população.
Com a reconstrução, a população pode retomar à vida diária normal. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, o Governo Estadual tem empenhado todos os esforços para a conclusão das obras da Reconstrução nos municípios devastados pelas enchentes.
“Muitas dessas obras estão sendo entregues até mesmo antes dos prazos estabelecidos em contratos com as empresas. Desde o início, cobramos responsabilidade e celeridade às construtoras responsáveis pelas obras e a população colhe os frutos desses esforços. Devolver a dignidade e a tranquilidade às vítimas daquela tragédia tem sido prioridade para o Governo Estadual”, destaca o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman.
Pontes e Muro de Contenção
A reconstrução completa da ponte do Riachão e da superestrutura da ponte Angelita também foi finalizada pelo Governo Estadual em Rio Largo. A ponte do Riachão é considerada uma das mais importantes da região por dar acesso à rodovia AL-210, uma das saídas da cidade. Já a ponte de acesso à Ilha Angelita é fundamental para o tráfego de moradores que precisam se deslocar para trabalhar no município.
“Sabemos como a população sofreu com a tragédia de 2010 e, desde então, não medimos esforços para responder às necessidades dos moradores. Trabalhamos dias, noite e feriados para agilizar as obras. O Governo Estadual está trazendo acessibilidade e desenvolvimento para Rio Largo e todos os municípios atingidos”, ressalta o diretor-presidente do DER, Marcos Vital.
Também foi reconstruído pelo DER o muro de contenção sobre o Rio Mundaú, em Rio Largo, que desabou após as fortes chuvas de 2010. A reconstrução dos 200 metros de extensão do muro foi fundamental para a população de Rio Largo, pois a estrutura tem por objetivo evitar que as águas do Rio Mundaú transbordem para vias e casas. A obra garante maior segurança aos moradores daquela região.
Além disso, mais de 770 metros da avenida Judith Paiva foram restaurados e os moradores puderam retomar a acessibilidade, retornando normalmente às atividades diárias.
A Seinfra e o DER continuam o trabalho da Reconstrução nos 19 municípios alagoanos, nos Vales do Mundaú e do Paraíba, atingidos pelas enchentes. Para atender os desabrigados da tragédia, o governo estadual também está investindo na reconstrução de 17,6 mil casas.