sábado, 28 de maio de 2011

Defesa Civil realiza simulado de preparação em caso de desastres

Ação contou com a participação de moradores e representantes dos governo federal, estadual e municipal

Ronaldo Lima
Fotos: Ailton Cruz

A população participou do simulado da Defesa Civil Nacional
A comunidade do Vale do Reginaldo de Maceió participou, neste sábado (28), do primeiro simulado de preparação para desastres promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil , em parceria com a Defesa Civil Estadual, Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Exército Brasileiro e com a participação direta dos moradores da localidade.

O objetivo do simulado, como explicou Ivan Ramos, representante Secretaria Nacional da Defesa Civil, é capacitar os moradores das áreas de riscos com uma logística que possa ajudar as famílias da comunidade durante a ocorrência de eventos decorrentes das chuvas. “O que se pretende com isso, no entanto, é traçar uma estratégia para que cada órgão envolvido possa saber o seu papel durante uma possível tragédia”.

De acordo com Ivan Ramos, o simulado visa principalmente coordenar metas de forma organizada e que os órgãos públicos trabalhem nos eventuais desastres para proteger as famílias. “Preparamos as comunidades para nos auxiliar nos eventos extremos e evitar mortes”.

O representante da Secretaria Nacional da Defesa Civil destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Alagoas nas Coordenadorias de Defesa Civil (Condec) na capital e no interior do estado. “Apesar das limitações de recursos financeiros e material, Alagoas vem fazendo o seu papel de forma organizada e merece nosso reconhecimento”, assegurou Ivan Ramos, que acompanhou cada passo da simulação em Maceió.

A série de situações durante o simulado, foi iniciada com um alerta feito pelos líderes comunitários aos moradores do Vale do Reginaldo, por meio de sirenes informando do perigo de deslizamentos e queda de barreiras.

População foi orientada para evacuação de área de risco
O passo seguinte foi a evacuação das localidades, com retiradas dos moradores pelas rotas de fuga traçada, previamente, pelos representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e por membros da própria comunidade. Levados para os abrigos, os moradores são cadastrados e recebem orientações de técnicos e pelo serviço social do município e do Estado.

Para Jailson da Silva, morador do Vale do Reginaldo há 09 anos, a iniciativa é boa porque orienta as famílias de como agir durante uma tragédia. “A ação é interessante e vai prevenir a comunidade de situação de risco durante as chuvas”.

Segundo explicou o coronel Gilson Romeiro, da Defesa Civil Estadual, o simulado é um passo importante porque o governo trabalha a causa e não o efeito. “O treinamento visa ainda a preparação sobre o tempo de resposta que é fundamental durante uma tragédia”.

O evento contou com a participação de representantes da Defesa Civil Nacional, Estadual, Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, secretarias de Saúde, Infraestrutura e Assistência Social.