sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vice-governador e IMA entregam prêmio de Destaque Ambiental



Evento faz parte da programação de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente promovido pelo governo de Alagoas

Victor Guerra

Ambientalistas, gestores, deputados e representantes da Igreja Católica, participaram, na noite desta quinta-feira (2), no Armazém Usina (Jaraguá), da entrega do prêmio Destaque Ambiental promovido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). O vice-governador José Thomaz Nonô representou o governador Teotonio Vilela Filho na entrega dos seis prêmios.

Foram premiadas as iniciativas ambientais que se destacaram nos anos de 2010/2011. Os homenageados foram o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Curt Trennepohl; o secretário de Estado da Defesa Social, Dário César; o secretário Municipal de Meio Ambiente de Traipu, Jackson Borges; o deputado estadual Inácio Loiola; a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Polícia Federal de Alagoas.

Thomaz Nonô disse que governo avançou muito na defesa do meio ambiente

Para o vice-governador, José Thomaz Nonô, ainda há muito a se fazer em Alagoas para a área do meio ambiente, mas na gestão do governador Teotonio Vilela já houve muitos avanços com o fortalecimento e o trabalho de órgãos ambientais, a exemplo do Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Batalhão de Polícia Ambiental.

Nonô destacou ainda a experiência que vem adquirindo à frente do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) e lembrou que cada um deve, diariamente, fazer a sua parte para ajudar a preservar o planeta. “Sempre fui um ferrenho defensor do meio ambiente, atuando principalmente na reserva da Mata Atlântica de Quebrangulo. Precisamos cuidar do planeta, até porque o grande prejudicado pode ser o homem. Veja o exemplo da Polícia Federal, que não tem atividades voltadas para isso, mas tem um belo projeto de neutralização de carbono” – disse.

O diretor presidente do Ima, Adriano Augusto, também lembrou que o Estado ainda tem muito o que realizar nesta área, mas reconheceu as boas iniciativas. “A luta é diária e momentos como esse são importantes para reconhecer iniciativas que ajudam a preservar o planeta e transformar a cultura das pessoas, levando-as a se preocupar com a causa que é tão difícil de trabalhar”, reconheceu o titular do IMA.

O evento faz parte das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, promovido pelo governo de Alagoas, que será celebrado com uma festa no próximo domingo (5), na orla da Ponta Verde. Consta da programação atividades culturais, exposições ambientais e entrega de materiais educativos para comemorar e conscientizar a sociedade nesse simbólico dia de promoção da preservação do planeta.