sexta-feira, 3 de junho de 2011

Servidores são designados para coordenar trabalhos da Revista Educação e Práticas

Lista com componentes foi publicada no Diário Oficial do Estado; O primeiro exemplar da publicação deve ser lançado durante a V Bienal Internacional do Livro

Ricardo Moresi

A partir desta sexta-feira (3), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) conta com um grupo de servidores que irá coordenar os trabalhos da Revista Educação e Práticas. O objetivo da publicação é consolidar as pesquisas já existentes em educação na rede estadual de ensino e estimular os professores nas escolas para a divulgação de práticas pedagógicas.

De acordo com Valéria Barros, superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Suped/SEE), a intenção é que o primeiro número da revista seja lançado durante a V Bienal Internacional do Livro, prevista para ser realizada no período de 21 a 30 de outubro deste ano. “Inicialmente, pensamos em publicá-la uma vez por ano. Em 2012, queremos publicar dois exemplares. Tudo vai depender da demanda que nos for apresentada pelos professores”, adverte.

Ela revela que este instrumento é uma das ações da SEE para valorizar o profissional docente que produz material científico e literário e que atua na rede estadual de ensino. “Nossos educadores são super qualificados e, muitas vezes, não têm onde divulgar suas pesquisas e experiências desenvolvidas nas escolas”, explica.

Os integrantes do Conselho Editorial da Revista Educação e Práticas irão estabelecer as regras e coordenar a coleta do material a ser publicado. Além disso, eles vão definir as pessoas que darão os pareceres sobre a pertinência do material apresentado pelos professores.

Em princípio, antecipa Valéria, a divulgação da revista será feita nas escolas e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). “O Conselho Editorial vai definir as datas para coleta de material, a forma de publicá-la, o quantitativo de páginas e se a revista será poli ou monocromática”, evidencia.

Integrantes

O Conselho Editorial é composto por Maria do Carmo Custódio, Ana Maria Damasceno, Gilberto Geraldo Ferreira, Maria do Socorro Quirino Botelho, Quitéria Pereira de Assis e Regina Célia de Oliveira. A revista também terá uma equipe técnica integrada por Sandra Elizia Santos Coelho e Maria Valéria Barbosa da Silva.