A meta é vacinar 276 mil crianças de zero a sete anos de idade em todo estado
Josenildo Törres
O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza de 13 a 22 de junho, a Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil e, simultaneamente, contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é evitar os registros de casos dessas doenças no Estado e, para isso, serão vacinadas 276.467 crianças de zero a menores de sete anos de idade, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI).
No caso da vacina contra a Paralisia Infantil, que é administrada por via oral, devem ser imunizadas crianças de zero a menores de cinco anos. Já quanto à vacina contra sarampo, rubéola e caxumba, que é administrada por meio de uma injeção trivalente, devem ser imunizadas crianças de 1 ano a menores de sete anos.
Por esta razão, segundo a gerente Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, as crianças com idades entre 1 e 4 anos e 12 meses deverão ser vacinadas, simultaneamente, contra a paralisia infantil, sarampo, rubéola e caxumba. “No caso de crianças que estejam nesta faixa etária, os pais podem ficar tranquilos, pois não há nenhuma contraindicação em vaciná-las duas vezes no mesmo dia”, assegurou.
Ainda de acordo com a gerente do PNI, há contraindicação apenas para as crianças que tenham alergia a proteína do ovo ou que tenham apresentado choque anafilático ao serem vacinadas em campanhas anteriores. “Mas no caso das crianças que estejam com febre durante a campanha, elas deverão esperar o problema ser solucionado e poderão ser vacinadas posteriormente”, explicou Denise Castro.
Quanto à estrutura para a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, sarampo, rubéola e caxumba, que irá ocorrer em 997 postos fixos, extra-fixos e volantes, a Sesau estará mobilizando 3.345 profissionais e 649 veículos. Nos dias 1 e 2 deste mês, todos os 102 coordenadores municipais dos PNIs estiveram reunidos no Núcleo de Educação Permanente (NEP) de Maceió, situado na sede do Serviço Móvel de Urgência (Samu), para receberem os informes sobre a campanha simultânea.
Doenças
A Paralisia Infantil, conhecida também como Poliomielite, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito, acometendo em geral os membros inferiores.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda de natureza viral grave, transmissível e extremamente contagiosa. Ela é caracterizada pela pele avermelhada, que provoca o comprometimento de vários órgãos. Entre os seus principais sintomas, estão febre muito alta, tosse intensa, coriza e conjuntivite.
Quanto à rubéola, é caracterizada como uma doença infecciosa, causada por vírus e que acomete adultos, e principalmente as crianças. Seus principais sintomas são manchas na pele e febre alta e, quando atinge gestantes, pode resultar na má formação do feto.
E a caxumba, também conhecida como Papeira, é uma doença viral, com grande capacidade de transmissão, que acontece por meio da saliva e gotículas aéreas. Ela também pode ser transmitida de mãe para filho, durante a gravidez, podendo causar abortos espontâneos e seu principal sintoma é o aumento exagerado da região do pescoço, das glândulas salivares, e dos testículos, além dos ovários.