sexta-feira, 3 de junho de 2011

Técnicos da Sesau discutem a redução da mortalidade materna-infantil

Cidades apresentaram, nesta sexta-feira, experiências exitosas desenvolvidas com o objetivo de reduzir óbitos

Valdete Calheiros

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reuniu, nesta sexta-feira (3), os municípios alagoanos prioritários no combate à redução da mortalidade materna-infantil e fetal para que as cidades apresentassem as experiências exitosas desenvolvidas com o objetivo de reduzir os óbitos nesse público.

A reunião aconteceu na sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Conjunto Santo Eduardo, e contou com a presença de representantes da Diretoria de Atenção Básica à Saúde da Sesau, além da vigilância epidemiológica e do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna-Infantil e Fetal.

A coordenadora da área de Saúde da Criança da Sesau, Maria do Socorro Marques Luz, explicou que o comitê é formado pelas áreas de saúde, educação, igreja, parteiras, benzedeiras, representantes da sociedade civil organizada, Ministério Público, entre outras entidades.

“O Comitê Estadual reuni-se uma vez por mês para discutir a quantidade de óbitos, saber o porquê das mortes e apontar meios para por em prática medidas de prevenção para diminuir o número de óbitos nesse público específico. É um trabalho de educação continuada que a Sesau desenvolve ininterruptamente com as secretarias municipais de Saúde de Alagoas”, explicou.