sexta-feira, 3 de junho de 2011

Santa Mônica faz panfletagem pelo Dia Nacional do Teste do Pezinho

 Evento acontece no domingo, no espaço fechado da praia da Ponta Verde

Wedja Santos

Panfletos com orientações sobre o Teste do Pezinho serão distribuídos
Em comemoração ao Dia Nacional de Triagem Neonatal, mais conhecido como Teste do Pezinho, a equipe do Serviço de Referência em Triagem Neonatal de Alagoas (Casa do Pezinho), da Maternidade Escola Santa Mônica, estará no espaço fechado da praia da Ponta Verde, no próximo domingo (5), a partir das 9h, onde realizarão panfletagem e orientações sobre a importância do exame.

Obrigatório por lei, o teste do pezinho pode identificar mais de 30 tipos de doenças. Apesar disso, muitos pais ainda negligenciam o prazo para realização do exame, que deve ocorrer entre o terceiro e o sétimo dia de vida, exceto nos casos de bebês prematuros.

Para se ter ideia, o exame detecta precocemente doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doenças falciformes, outras homoglobinopatias e a fibrose cística. Vale lembrar que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar sequelas irreversíveis. 

O Centro de Referência em Triagem Neonatal em Alagoas (Casa do Pezinho) foi idealizado por profissionais da Santa Mônica e inaugurado no dia 28 de fevereiro de 2008, contando uma equipe multidisciplinar especializada.

O serviço oferece à população alagoana estrutura completa que envolve posto de coleta para realização do teste do pezinho e profissionais aptos para tratar e acompanhar os pacientes portadores de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e doenças falciformes. A equipe é formada por médico pediatra (endocrinologista, neurologista, hematologista), geneticista, nutricionista, psicóloga, assistente social e auxiliar de enfermagem.