sexta-feira, 3 de junho de 2011

Escolas precisam se cadastrar no Censo para inscrever alunos no Enem

Unidades de ensino que ainda não participam do Censo devem procurar a Secretaria de Estado de Educação para se cadastrar
Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha

Orlando Barbosa alerta que escolas devem participar do Censo

Os alunos concluintes de Ensino Médio só poderão se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se as escolas onde estudam estiverem cadastradas no Censo 2011. As unidades de ensino que ainda não possuem registro no Censo devem procurar a Secretaria de Estado de Educação e do Esporte (SEE) até o dia 10 para se cadastrar no sistema e não prejudicar os alunos que desejam se inscrever no exame.
Em todo o Brasil, o prazo final para o envio dos dados do Censo 2011 é 14 de agosto. No entanto, como as inscrições para o Enem terminam no dia 10, as escolas que nunca participaram do Censo precisam se cadastrar no sistema para garantir a inscrição de seus alunos no Enem que, este ano, será a única forma de acesso à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O gerente de Estatística Educacional da SEE, Orlando Barbosa, alerta que todas as escolas alagoanas devem participar do levantamento. “Este ano é essencial que todos participem deste processo, pois só com o código de acesso ao Inep, órgão responsável pelo Censo, é que o aluno pode se inscrever no Enem. Além disso, a escola que não estiver no Censo ainda corre o risco de prejudicar os estudantes beneficiários do Bolsa Família”, explica.
Barbosa também destaca a importância do sistema para a elaboração de um diagnóstico educacional preciso. “Seja particular ou pública, a escola deve informar seus dados ao Inep para que, dessa forma, tenhamos um retrato fidedigno da educação do Estado”, ressalta.
Atendimento
As escolas que tiverem dúvidas quanto ao cadastro no Censo 2011 devem se dirigir à sede da SEE, na Rua Barão de Alagoas, 141, Centro, e procurar a Gerência de Estatística Educacional, na sala 102, no horário das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone 3315 1264.