sexta-feira, 3 de junho de 2011

Técnicos da Seagri participam de capacitação sobre o Projovem Campo Saberes da Terra

Dez profissionais serão capacitados para orientar os jovens que participam do programa em Alagoas

Diego Barros

Os técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) que vão participar do Projovem Campo Saberes da Terra participam, no período de 6 a 10 deste mês, do segundo módulo da capacitação. O treinamento será realizado no Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol, em Maceió, e vai promover o conhecimento e a socialização do panorama do Projovem Campo e preparar os profissionais para orientar os jovens incluídos no programa.

Entre os técnicos da Seagri, estão agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas e técnicos em agropecuária, num total de dez profissionais. Após a capacitação, eles vão trabalhar com 347 jovens alagoanos que moram na zona rural de dez municípios e que não concluíram o Ensino Fundamental. 

Esses jovens, com idades entre 18 e 29 anos, vão finalizar os estudos, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e obter uma qualificação social e profissional, com foco nas atividades rurais. De acordo com Rita de Cássia, superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Seagri, a inclusão dos agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Projovem é um desafio que objetiva a formação social e profissional, com foco na inclusão produtiva, e utilizando as ferramentas da metodologia participativa que orienta o trabalho de assistência técnica.

“A Seagri acredita que assim estaremos promovendo meios para a sucessão rural, ou seja, a sucessão para o trabalho no campo, que é tão importante para quem mora no campo e na cidade”, citou Rita de Cássia. O Projovem Campo Saberes da Terra é conduzido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e, em Alagoas, terá duração de dois anos e vai trabalhar cinco temas relacionados à agricultura familiar: sistema de cultivo, sistema de criação de animais, extrativismo, aquicultura e agroindústria.