sexta-feira, 3 de junho de 2011

Assistência e Serveal conhecem futuras instalações do Banco de Alimentos

Durante visita, técnicos debatem adequações que devem ser feitas no espaço cedido pelo Ideral
Emília Bezerra
Secretário visita local onde será implantado Banco de Alimentos
Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) – acompanhada de representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral) e do Serviço de Engenharia de Alagoas (Serveal) – conheceu, nesta sexta-feira (3), a área onde será implantado o primeiro Banco de Alimentos do Estado. Durante a visita, foram debatidas as adequações que devem ser feitas no espaço cedido pelo Ideral, segundo orientações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, acompanhou a visita e explicou que na última quinta-feira (2), durante o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria, em Brasília, aproveitou a oportunidade para falar sobre a implantação do Banco de Alimentos em Alagoas, e sobre a importância desse projeto para a população carente.
“Fomos selecionados em 4º lugar, dentre as propostas enviadas por todo o país, e vamos lutar para implantar esse Banco de Alimentos em seis meses”, disse Palmeira. Ele adiantou que também está pleiteando a implantação de uma fábrica de desidratação de alimentos em Alagoas. Técnicos da Secretaria, inclusive, já foram a Minas Gerais conhecer de perto um projeto semelhante.
A nutricionista da Superintendência de Segurança Alimentar da Seades, Ana Paula Santos, destacou a importância de o Banco de Alimentos ser implantado dentro da Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa) – próximo da circulação dos produtores comercializados no Estado. “O Banco de Alimentos é um equipamento público de alimentação e nutrição que vem garantir o direito humano à alimentação adequada à população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar da cidade de Maceió”.
Além do secretário Marcelo Palmeira e da nutricionista Ana Paula Santos, participaram da visita a assistente social do Banco de Alimentos, Simone Sampaio; a presidente do Ideral, Ivete de Bulhões; a arquiteta Cristina Gaia e o engenheiro Flávio Teles, ambos do Serveal, além do engenheiro José Geraldo e do gestor do Centro de Arquitetura Urbana e Periurbana, Eraldo Alves, do Ideral.