Durante visita, técnicos debatem adequações que devem ser feitas no espaço cedido pelo Ideral
Emília Bezerra
Secretário visita local onde será implantado Banco de Alimentos |
Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) – acompanhada de representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral) e do Serviço de Engenharia de Alagoas (Serveal) – conheceu, nesta sexta-feira (3), a área onde será implantado o primeiro Banco de Alimentos do Estado. Durante a visita, foram debatidas as adequações que devem ser feitas no espaço cedido pelo Ideral, segundo orientações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, acompanhou a visita e explicou que na última quinta-feira (2), durante o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria, em Brasília, aproveitou a oportunidade para falar sobre a implantação do Banco de Alimentos em Alagoas, e sobre a importância desse projeto para a população carente.
“Fomos selecionados em 4º lugar, dentre as propostas enviadas por todo o país, e vamos lutar para implantar esse Banco de Alimentos em seis meses”, disse Palmeira. Ele adiantou que também está pleiteando a implantação de uma fábrica de desidratação de alimentos em Alagoas. Técnicos da Secretaria, inclusive, já foram a Minas Gerais conhecer de perto um projeto semelhante.
A nutricionista da Superintendência de Segurança Alimentar da Seades, Ana Paula Santos, destacou a importância de o Banco de Alimentos ser implantado dentro da Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa) – próximo da circulação dos produtores comercializados no Estado. “O Banco de Alimentos é um equipamento público de alimentação e nutrição que vem garantir o direito humano à alimentação adequada à população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar da cidade de Maceió”.
Além do secretário Marcelo Palmeira e da nutricionista Ana Paula Santos, participaram da visita a assistente social do Banco de Alimentos, Simone Sampaio; a presidente do Ideral, Ivete de Bulhões; a arquiteta Cristina Gaia e o engenheiro Flávio Teles, ambos do Serveal, além do engenheiro José Geraldo e do gestor do Centro de Arquitetura Urbana e Periurbana, Eraldo Alves, do Ideral.