segunda-feira, 23 de maio de 2011

Alagoas terá programa de estímulo à adoção

Programação do Dia da Adoção começa nesta terça com visita a abrigos; na quarta, haverá palestras no auditório do Tribunal de Justiça

Marina Ferro

A Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), por meio da Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas, promoverá, nos dias 24 e 25,  programação alusiva ao Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio.

A programação tem início hoje, com a visita do desembargador James Magalhães, e de representantes da SEMCDH aos abrigos Laca e Rubens Colaço a partir das 16h. “O TJ vai acompanhar as visitas para conhecer melhor as casas de adoção que recebem crianças de zero a 6 anos. Nosso objetivo é lançar uma campanha para que haja um crescimento no número de pessoas com interesse na adoção”, contou o superintendente Cláudio Soriano.

Segundo Soriano, será formado o Grupo de Apoio à Adoção, desenvolvido por voluntários que irão capacitar futuros pais adotivos e divulgar o tema. “Queremos estimular as pessoas a se inscrever na lista de adoção do juizado para que elas aceitem as crianças mais velhas, de cor negra e meninos. Ainda existe muito preconceito quanto a isso, pois a maioria dos casais só quer meninas, brancas e recém-nascidas”, disse. “A capacitação também vai mostrar aos pais como agir com os filhos adotivos, que muitas vezes tem dificuldades de adaptação, por possuírem traumas”, completou.

Na quarta-feira (25), a partir das 9h, acontecerá o I Encontro Estadual Sobre Adoção, no auditório do Tribunal de Justiça. O evento terá três palestras ministradas pela juíza Ana Florinda, pelo superintendente de Políticas para a Criança e o Adolescente, Cláudio Soriano, e pelo desembargador James Magalhães. “Que esse dia traga mais facilidades para as famílias que pretendem adotar, assim como para as crianças mais velhas e negras que ainda têm dificuldades de conseguir um lar. Esse é um momento de ordenamento do Estado, e a parceria com o TJ gera uma força maior na rede”, disse a secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born.