segunda-feira, 23 de maio de 2011

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo discute ações para o desenvolvimento do NE

Alagoas é o primeiro Estado a ser visitado pela Comissão; Programa de Aceleração do Crescimento esteve em pauta

Pollyana dos Anjos
Foto: Neno Canuto

Desenvolvimento do Nordeste é discutido em Alagoas
Na manhã desta segunda-feira (23), no auditório da Casa da Indústria, a Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste, por meio da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, reuniu as autoridades locais para apresentar as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e discutir ações para o desenvolvimento de Alagoas, bem como toda a região Nordeste.

De acordo com o senador Benedito de Lira, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, a comissão do Desenvolvimento do Nordeste tem a finalidade de desenvolver o Norte e o Nordeste, inserindo-os, assim, no cenário federal. “Alagoas é o primeiro estado a ser visitado”, destacou. 

Para o presidente da subcomissão, senador Wellington Dias, a subcomissão coloca em pauta assuntos do interesse da região, pontos que podem ser trabalhados para captar investimentos e evitar o desnivelamento das regiões brasileiras.

Teotonio Vilela Filho, governador de Alagoas, destacou o desenvolvimento do Estado e suas conquistas. “Estamos conquistando grandes avanços em parceria com o poder público e privados. Nos últimos cinco anos conquistamos 25 novos hotéis e novas indústrias, marcando nosso campo econômico”, afirmou. E acrescentou: “Temos muita iniciativas no setor de turismo, comércio e indústria”.

Segundo Teotonio, Alagoas vai conseguir o desenvolvimento com a ajuda do Governo Federal. Ele ressaltou que o Estado tem feito seu dever de casa no que que diz respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Isso nos trouxe resultados. Conquistamos novamente o BID, BNDES e o Tesouro Nacional”, assegurou.

O governador expôs uma lista de obras que Alagoas precisa para incrementar o desenvolvimento local, como a rodovia da rota Caminhos do Imperador, que vai de Piranhas a Penedo, duplicação da AL-101 Sul e AL-101 Norte, sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, construção do Aeroporto Costa Dourada em Maragogi, desassoreamento da Lagoa Mundaú, terminal turístico no Porto de Maceió e a continuação da implantação do VLT na capital alagoana.

De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, todas as obras que o governador colocou em pauta exercem função direta na atividade turística, seja pelo acesso por terra, mar ou céu. Ela afirmou ainda que o desenvolvimento integrado do Nordeste é um desafio, e que, com o engajamento dos integrantes do Senado e alguns Ministérios, esse crescimento será acelerado.

Durante o encontro nesta segunda-feira, representantes do Ministério do Planejamento e da Integração Nacional apresentaram as obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) realizadas no PAC 1 e as que serão realizadas no PAC 2 nos próximos anos. O desequilíbrio fiscal na Região Nordeste também foi debatido. A apresentação ficou por conta do senador Wellington Dias.