segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fórum de Debates marca lançamento de Comitê para Pesquisas da Horticultura Alagoana


Evento contará com palestras e debates para construir propostas de ações para alavancar a cultura hortícola em Alagoas

Bárbara Pacheco

Comitê será espaço para discussão da horticultura
Arapiraca recebe nesta terça-feira (24) o primeiro Fórum de Debates da Horticultura Alagoana, das 8h30 às 12h, na sede do Sebrae local. A primeira edição do evento será marcada pelo lançamento oficial do Comitê para Pesquisas em Horticultura, coordenado pela unidade da Universidade Federal de Alagoas no município.

A iniciativa pretende estabelecer um espaço permanente para discussões e propostas de ações em prol do desenvolvimento da Horticultura no Estado.

A criação do Fórum é uma das ações previstas no planejamento estratégico do Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura do Agreste, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).  

A programação do evento terá início com uma apresentação sobre o APL Horticultura para nivelar conhecimentos acerca do funcionamento do Arranjo. Em seguida, o secretário de Agricultura de Arapiraca, Manoel Henrique, vai falar sobre as principais ações promovidas pela secretaria com o intuito de fomentar a atividade hortícola.

Depois da abertura, o evento terá mais duas palestras antes do lançamento do Comitê para Pesquisas em Horticultura. A primeira, “Diversificação de Culturas e Novas Oportunidades para a Produção de Hortaliças”, ministrada pelo professor Antônio Lucrécio Santos, e a segunda, “Mercado de Hortaliças em Alagoas”, com o professor Cícero Adriano, ambos do corpo docente do campus da Ufal em Arapiraca.

O comitê para pesquisas direcionadas à atividade hortícola será criado através da parceria entre o APL Horticultura e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para trabalhar no sentido de minimizar as necessidades do Arranjo com o objetivo de otimizar a produção.

“Atualmente, o Comitê Gestor do APL identifica o controle dos caramujos africanos e o da fusariose no coentro como necessidades mais urgentes a serem estudadas”, lembra a gestora do APL Horticultura, Adriana Spenner.

Outras questões também fazem parte do conjunto de prioridades que devem ser pesquisadas com o auxílio do Comitê, como a análise de solo das propriedades, o estudo da qualidade da água utilizada na irrigação, a diminuição do uso de agrotóxicos, o incentivo e a correta orientação para o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), etc.

Após o lançamento do Comitê para Pesquisas em Horticultura, será promovido um debate para a construção de propostas voltadas para o desenvolvimento da atividade hortícola no Estado.

Além dos produtores de hortaliças dos sete municípios que o APL abrange e do Programa Agroecologia Integrada Sustentável (Pais), devem estar presentes no Fórum representantes das instituições parceiras do Arranjo.