segunda-feira, 23 de maio de 2011

Atividades do Sine/AL serão interrompidas de 24 a 27 de maio para implantação do MTE Mais Emprego

Novo sistema vai dar oportunidades para que o trabalhador amplie suas possibilidades para conseguir um novo emprego

Viviane Chaves

As atividades nos 14 Sines de Alagoas estarão paralisadas de 24 a 27 deste mês para implantação do Sigaeweb com o programa MTE Mais Emprego, do Ministério do Trabalho. O novo sistema vai dar oportunidades para que o trabalhador amplie suas possibilidades para conseguir um novo emprego e de ser reconduzido mais rapidamente para o mercado de trabalho, além de possibilitar a integração do seguro-desemprego com a intermediação de mão de obra e os programas de qualificação social e profissional.

Com o Sigaeweb o empregador poderá ofertar vagas através da internet, sem precisar se dirigir a um dos postos, e o trabalhador poderá se cadastrar online, economizando tempo e dinheiro.

Trabalhadores que dão entrada no requerimento do seguro-desemprego nas agências do Ministério do Trabalho, na Caixa ou nas agências do Sine estarão automaticamente inscritos no processo de intermediação de emprego e já saberão a data que vão receber suas parcelas de pagamento. Com isso, o trabalhador poderá ser convocado a participar de seleção e ser encaminhado às vagas ofertadas pelos empregadores do Sine. 

Com o Sigaeweb, o trabalhador irá encontrar um grande número de serviços, poderá visualizar e se cadastrar às vagas de emprego em todo o Estado e no Nordeste, além de realizar o seu cadastro e candidatar-se a uma vaga ofertada pelos 14 Sines da capital e interior de Alagoas. O cadastro será feito a nível nacional, com isso é necessário que o trabalhador procure um dos postos do Sine/AL munido de Carteira de Identidade, CPF, endereço completo com CEP e Carteira de Trabalho. 

“Esse novo sistema é vantajoso e só trará benefícios tanto para o trabalhador como para o empregador. É preciso que a população compreenda caso haja qualquer falha durante o processo de implantação do novo sistema, uma vez que estaremos nos adaptando a uma nova realidade”, informou a superintendente de Emprego e Relações do Trabalho, Silvana Figueredo.

Treinamento

Funcionários do Sistema Nacional de Emprego de Alagoas (Sine/AL) iniciaram esta semana o curso de treinamento para dinamizar os serviços ofertados pelo sistema, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional.

O curso será ministrado até o dia 27 deste mês na sede da Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), situada na Rua Comendador Leão, no Jaraguá, com orientação de técnicos do Ministério do Trabalho. No total, 56 servidores participam do treinamento, entre capital e interior, divididos em duas turmas.