segunda-feira, 23 de maio de 2011

Educação estadual participa de discussões referentes ao Programa Alagoas Tem Pressa

Atividades foram realidades nesta segunda-feira, no Hotel Radisson, em Maceió

Ricardo Moresi

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) participou, nesta segunda-feira (23), de um debate com as demais secretarias de Estado com o objetivo de transformar a realidade alagoana por meio do planejamento estratégico das ações de governo. Trata-se do “Programa Alagoas Tem Pressa”, que visa estabelecer uma estratégia para o desenvolvimento alagoano em função de metas de médio e longo prazo, contemplando o período de 2014 a 2022.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, é essencial que as famílias participem do dia a dia das escolas e ajudem no processo de combate à violência. “O combate à violência começa nas unidades escolares. É preciso sensibilizar toda comunidade escolar sobre este fato e a Secretaria está fazendo uma campanha no sentido de transformar a situação de violência nas escolas e no seu entorno”, evidenciou.

Teófilo destacou ainda que o Projeto Geração Gentil é uma iniciativa da SEE que pretende implantar uma cultura de paz e fortalecer o respeito à diversidade. “Estamos trabalhando com o apoio do Batalhão Escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Queremos incentivar a cultura de paz como um caminho para o desenvolvimento de uma educação de qualidade”, ponderou.

Programa – O Alagoas Tem Pressa é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). Uma das vertentes desta ação é a implantação da Carteira de Projetos Estruturantes, que serão elaborados no intuito de melhorar os indicadores sociais do Estado.

As estratégias em médio prazo – que compõem o Plano Plurianual (PPA) e compreendem os próximos quatro anos de governo – serão focadas na melhoria da qualidade de vida; no desenvolvimento do capital humano; na erradicação da pobreza extrema; na redução da pobreza e desigualdade; no crescimento econômico, entre outras necessidades.