segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sepaz participa do 1º Fórum Nordestino do Desarmamento

Evento acontece na sexta-feira, em Feira de Santana, onde temas relacionados à violência armada e segurança pública serão tratados

Lucas Lisboa

A Secretaria de Estado da Promoção da Paz estará presente no 1º Fórum Nordestino pelo Desarmamento, que acontecerá na próxima sexta-feira (27), em Feira de Santana-BA. O evento terá como eixos principais de trabalho “O Desarmamento como Força de Redução da Criminalidade” e “Arma de Fogo – o Extermínio da Juventude Negra”, abordados por especialistas em violência armada e Segurança Pública

O Fórum é organizado pelo Movimento Pela Paz e Não-Violência (MovPaz), em parceria com o Comitê Feirense do Desarmamento, e faz parte da campanha nacional de desarmamento lançada pela Rede Desarma Brasil, com o Ministério da Justiça. A Sepaz será representada pelo superintendente de Promoção da Cultura de Paz, André Carnaúba, que representa a Secretaria no Comitê Estadual do Desarmamento.

Além de Alagoas, o Fórum contará com representações dos estados de Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e de diversas cidades baianas. A programação se estende das 8h até as 20h, com a realização de palestras, mesas de debate e atividades de interação entre os participantes.

Segundo André Carnaúba, o Fórum Nordestino acontecerá em um momento muito oportuno, tendo em vista que os primeiros passos estão sendo dados na campanha nacional de desarmamento, com o foco na entrega voluntária de armas. “Além de oferecer subsídios e levar conhecimentos para os participantes, o Fórum vai contribuir para a consolidação da campanha organizada pela Rede Desarma Brasil. Esse é o momento de agregarmos valor à causa, dialogando, melhorando e formulando propostas efetivas para o fortalecimento da campanha”, destaca.

O Fórum contará com palestrantes de diversas entidades nacionais ligadas ao assunto, como o Secretário Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Almiro Sena; Marcos Resende, integrante do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), e o Coordenador Regional da Polícia Civil da Bahia, Fábio Lordelo.

Caminhada pela Paz – No domingo, o superintendente André Carnaúba participará da 20ª Caminhada Baiana Pela Paz, também em Feira de Santana. O evento, que já é uma tradição na cidade, deverá reunir cerca de 80 mil pessoas.