segunda-feira, 23 de maio de 2011

Governo de Alagoas realiza oficina voltada para desenvolvimento territorial sustentável

Evento faz parte das ações do Governo em parceria com o Colegiado do Litoral Norte para validação de um plano territorial

Victor Brasil

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), coordenou a Oficina Territorial realizada no município de Passo de Camaragibe, litoral Norte do Estado. O evento, que aconteceu na semana passada, teve como pauta a reformulação do regimento interno e a validação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS).

A Seplande faz parte do Núcleo de Coordenação Territorial e, segundo a gerente de Projetos de Logística e Serviços da instituição, Maria Helena da Silva, a Secretaria participou ativamente da coordenação do evento. “Com isso, a Seplande contribuiu nos debates dos programas e projetos previstos no Plano Territorial, que serão articulados pelo Colegiado do Litoral Norte para promover o desenvolvimento local de maneira sustentável”, disse.

A oficina contou com a participação de organizações da sociedade civil, que fazem parte do Colegiado do Litoral Norte, como a Central das Associações da Agricultura Familiar (Ceapa), ONG Desenvolver, Colônia de Pescadores Z25, Cooperativa de Produtores da Região Norte de Alagoas (Coopernorte) e várias associações de assentados de reforma agrária, apicultores, artesãos, maricultores, entre outros.

Também estiveram presentes representantes do Ministério da Pesca, da Delegacia do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Sebrae/AL e prefeituras dos municípios de Japaratinga, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Jacuípe e São Miguel dos Milagres.

O próximo encontro do Colegiado Territorial acontecerá no dia 16 de junho no auditório da prefeitura de Porto Calvo.