segunda-feira, 23 de maio de 2011

Missão técnica alagoana vai conhecer produção e comercialização da própolis em Minas Gerais

Governo, produtores e iniciativa privada pretendem estruturar a cadeia produtiva da própolis vermelha em Alagoas

Diego Barros

Produtores alagoanos de própolis vermelha vinculados à Associação Uniprópolis, técnicos e parceiros do setor viajam no próximo dia 29 de maio para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde vão conhecer como é a produção, o beneficiamento e a comercialização da própolis verde, típica daquela região.

Segundo o presidente da Uniprópolis, Mário Calheiros, o objetivo da missão é trocar experiência e buscar conhecimento para estruturar a cadeia produtiva da própolis vermelha, típica da região de lagoas e manguezais alagoanos.

Os integrantes da missão ficam na região de Belo Horizonte até o dia 1˚ de maio. Lá, terão o apoio da Superintendência do Ministério da Agricultura (Mapa). De acordo com Mário Calheiros, a própolis vermelha de Alagoas possui propriedades medicinais já comprovadas pela Universidade de São Paulo (USP) e está cada vez mais chamando a atenção de consumidores em várias partes do mundo.

“Precisamos nos fortalecer, organizar nossa associação, reunir o apoio de todos os parceiros para que possamos atender essa demanda, que é crescente, e promover a geração de renda para os produtores”, frisou o presidente da Uniprópolis.

Entre os compradores do produto alagoano estão os japoneses, que periodicamente fazem visitas a Alagoas. “O Japão é um país muito desenvolvido na aplicação e pesquisa cientifica da própolis”, esclareceu Mário Calheiros. Ele explicou ainda que os 68 produtores vinculados à entidade têm uma produção anual de mil quilos de própolis. “Mas temos potencial para aumenta essa produção”, lembrou.

“Essa é uma atividade que, além de promover a geração de renda, contribui para a preservação do meio ambiente, pois é necessário que haja essa preservação para que a abelha sobreviva e possa fornecer esse produto”, enfatizou o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho Júnior. Ele destacou ainda que a Seagri vai reforçar a assistência técnica para os produtores envolvidos nessa atividade.

A produção de própolis vermelha em Alagoas recebe o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), Braskem, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), entre outras entidades, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).