quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dilma chama Mantega para negociar dívida com Teotonio

Presidente acerta encontro de ministros da equipe econômica com governador Teotonio para discutir soluções com BNDES e Banco Mundial no próximo dia 2  

Raquel Coelho
Foto: Roberto Stuckert Filho

Dilma Rousseff recebeu Teotonio Vilela nesta quarta-feira
Brasília - A presidente Dilma Rousseff, em encontro com o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, nessa quarta-feira (25), no Palácio do Planalto, deu sinal verde à proposta apresentada pelo governo de reestruturação da dívida pública do Estado, que hoje custa para os cofres do Tesouro Estadual R$ 40 milhões por mês. 
 
Depois da audiência, a própria presidente acertou com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, uma audiência entre a equipe econômica e o governador de Alagoas para discutir soluções para o acordo da dívida, na próxima quinta-feira, 2 de junho.

“A presidente Dilma sinalizou que há interesse em fazer esse tipo de renegociação e se mostrou sensibilizada. O foco do encontro com os ministros é encontrar uma solução sobre o endividamento do Estado junto à União, ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco Mundial (Bird). Com isso, Alagoas poderá ter fôlego para os seus investimentos”, explicou o governador.

Teotonio Vilela também solicitou à presidente que, com as obras da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), seja dada maior atenção à região do Sertão alagoano. 

“As outras etapas do Canal do Sertão e das obras de saneamento básico de Maceió serão incluídas no PAC 2”, informou o governador, que saiu do gabinete da presidente otimista com a audiência de mais de uma hora. “Foi uma conversa franca, produtiva para Alagoas”, destacou Teotonio.

De acordo com o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, a presidente Dilma praticamente garantiu os R$ 795 milhões para o Canal do Sertão, para mais dois trechos de obras.

“Durante a reunião, ela foi muito firme e determinada, demonstrando muito apreço aos alagoanos, afirmando que é realmente preciso investir em infraestrutura do canal, que ela visitou junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse o secretário.

A reunião foi acompanhada pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antônio Palocci, do ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e pelos secretários de Estado Luiz Otávio Gomes (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Maurício Toledo (Fazenda).