quarta-feira, 25 de maio de 2011

Samu treina profissionais de Coruripe, São Miguel, Teotônio Vilela, Joaquim Gomes e Rio Largo

Profissionais receberam informações para atuar de forma adequada nos atendimentos de urgência e emergência e também foram treinados para prestar atendimento de transporte de pacientes clínicos

Arnaldo Santtos e Fabiano Di Pace

Profissionais do Samu participam de capacitação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió realizou, nesta terça-feira (24), aulas teóricas e práticas do curso de capacitação sobre Atendimento Pré-hospitalar (APH) para enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas dos municípios de Coruripe, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Joaquim Gomes e Rio Largo. 

O curso de APH contou com 21 participantes, sendo 13 condutores socorristas, sete técnicos de enfermagem e um enfermeiro. Todos estão aptos a atuar no atendimento de urgência e emergência em seus  municípios.  Os profissionais receberam informações para atuar de forma adequada nos atendimentos de urgência e emergência e também foram treinados para prestar atendimento de transporte de pacientes clínicos, a exemplo de pacientes psiquiátricos, em crise hipertensiva, com problemas cardiorrespiratórios, entre outros, com segurança e profissionalismo. 

“É fundamental que o profissional tenha condições de avaliar bem toda a situação de um trauma e,  com isso, realize os procedimentos adequados de acordo com os protocolos que definem o atendimento de urgência e emergência, diminuindo as sequelas”, destacou o gerente-geral do Samu Maceió, Iracildo Camelo Freitas Junior. Segundo ele, um dos objetivos do curso é capacitar os profissionais com aulas teóricas, além do aperfeiçoamento prático do atendimento. 

A programação do curso de APH contemplou aulas teóricas e práticas e abordou entre os assuntos: Regulação Médica; Acidente com Múltiplas Vítimas; Prática de Imobilização; Regulação Médica; Urgências Psiquiátricas; Lesão por Eletricidade; Atendimento Inicial ao Trauma; Trauma de Tórax e Abdome;  Ética e Humanização no Atendimento; Urgências Obstétricas; Trauma em Gestantes; Sofrimento Respiratório Agudo em Adulto e Crianças; Queimaduras, entre outros.

“A preparação das equipes que trabalham nos municípios é imprescindível, pois garante a qualidade do atendimento do Samu e salva vidas, inclusive em acidentes graves com múltiplas vítimas que, infelizmente, estão se tornando mais frequentes” ressalta Karla Vanessa Gonzaga, enfermeira do Samu e instrutora do curso de APH.