quarta-feira, 25 de maio de 2011

Missão de produtores de própolis em Minas Gerais começa dia 1º de junho

Eles viajam para conhecer produção, beneficiamento e comercialização da própolis verde; objetivo é estruturar a cadeia produtiva da própolis vermelha em Alagoas

Diego Barros

Produtores alagoanos de própolis vermelha vinculados à Associação Uniprópolis, técnicos e parceiros do setor viajam, no próximo dia 1º de junho, para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde vão conhecer como é a produção, o beneficiamento e a comercialização da própolis verde, típica daquela região.

Segundo o presidente da Uniprópolis, Mário Calheiros, o objetivo da missão é trocar experiência e buscar conhecimento para estruturar a cadeia produtiva da própolis vermelha, típica da região de lagoas e manguezais alagoanos. A missão técnica a Minas Gerais acaba no dia 3 de junho.

 “Estamos trabalhando para obter um selo de identificação geográfica para a própolis, o que vai caracterizá-la como tipicamente alagoana. Esse selo é como uma patente”, frisou Mário Calheiros. Ele explicou que a Associação Uniprópolis reúne 68 produtores alagoanos e que a produção anual é de cerca de mil quilos do produto. “A própolis começou a ser produzida em Alagoas há 10 anos, e o primeiro a buscar apoio foi o José Marinho de Lima”, comentou.

“Hoje sabemos que esse é um produto que só existe em Alagoas, por conta da região de mar e lagoas e de uma planta conhecida como rabo de bugio, da qual a abelha retira o extrato para produção da própolis na cor vermelha”, narrou Mário Calheiros.

A produção de própolis vermelha em Alagoas recebe o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), Braskem, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), entre outras entidades, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).