quarta-feira, 25 de maio de 2011

Concluída a reconstrução de muro de contenção em Rio Largo

Governo do Estado também recuperou pavimentação da avenida Judith Paiva, restabelecendo a acessibilidade no município

Texto: Suzana Gonçalves
Fotos: Matheus Sandes

Reconstruída, Av. Judith Paiva restabelece acesso à cidade
Mais duas obras de reconstrução foram finalizadas pelo Governo  do Estado e Alagoas no município de Rio Largo, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O muro de contenção do Rio Mundaú, que desabou após as fortes chuvas de junho de 2010, foi recuperado e entregue à população. Além disso, mais de 770 metros da avenida Judith Paiva também foram restaurados.

A reconstrução dos 200 metros de extensão do muro foi fundamental para a população de Rio Largo, pois a estrutura tem por objetivo evitar que as águas do Rio Mundaú transbordem para vias e casas. A obra garante maior segurança aos moradores daquela região. Já com a recuperação da avenida Judith Paiva, os moradores puderam retomar a acessibilidade, retornando normalmente às atividades diárias.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, destacou que é prioridade para o governo estadual normalizar a rotina da população dos municípios atingidos pelas enchentes. “Desde o início das obras temos cobrado das construtoras responsáveis o máximo de empenho para concluir todas as obras de reconstrução dentro dos padrões técnicos de segurança, garantindo qualidade de vida à população”, disse Fireman.

Para o diretor-presidente do DER, Marcos Vital, as ações de reconstrução dão uma resposta às vítimas da tragédia nos municípios. “Essas obras proporcionam condições dignas de sobrevivência, além de evitar que novos transtornos sejam causados aos moradores da região”, ressaltou Vital

Outras obras concluídas

As obras de reconstrução continuam sendo realizadas e acompanhadas pela Seinfra e pelo DER nos municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Paraíba e no Vale do Mundaú. Em Rio Largo, são executadas obras em pontes e vias em geral, destruídas pela força das águas.

No município, também já foi concluída a reconstrução completa da ponte do Riachão, cujos 200 metros de extensão foram destruídos pelas enchentes. A ponte é considerada uma das mais importantes da região, pois viabiliza o acesso dos moradores de Rio Largo à rodovia AL-210, uma das saídas da do município.

Outra ponte recuperada em Rio Largo foi a de acesso à Ilha Angelita. A conclusão das obras representou o recomeço da vida para os moradores da região, após a tragédia que assolou 19 municípios alagoanos. No total, 17,6 mil casas também estão sendo reconstruídas em Alagoas para os desabrigados da tragédia.