quarta-feira, 25 de maio de 2011

Produtores participam de Seminário da Agroecologia

 Além de ampliar os conhecimentos em agricultura orgânica, associados do APL Hosticultura irão comercializar produtos

Laís Pita 

Produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura do Agreste vão participar do Seminário de Agroecologia 2011 nesta sexta-feira (27) e sábado (28), no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O APL integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL.

O evento, que é uma das ações desenvolvidas para integrar a Semana Nacional do Alimento Orgânico, tem o objetivo de fornecer informações sobre agroecologia e agricultura orgânica, destacando seus benefícios para o meio ambiente e para o consumidor. Na ocasião, também serão expostos e comercializados produtos orgânicos de integrantes da Cooperativa Terragreste, ligada ao APL Horticultura.

Conceitos e princípios da agroecologia, preservação ambiental e a relação entre agrotóxicos e alimentação orgânica são os temas das palestras programadas para o seminário. Os produtores também vão poder participar de oficinas e grupos de trabalhos, como a de planejamento de produção em unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e a de controle de pragas.

Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Ufal, profissionais do Instituto Naturagro – ONG voltada para a qualidade de vida de agricultores familiares brasileiros – e consultores do Sebrae/AL serão os responsáveis por ministrar as oficinas e palestras. 

 “O APL horticultura, através de suas ações, estimula a diminuição e até mesmo a não-utilização de defensivos agrícolas nas plantações, ou seja, estimula a produção orgânica, que é a proposta do seminário. Os assuntos que serão debatidos no evento servirão para melhorar a produção do Arranjo”, garantiu a gestora do APL, Adriana Spenner.

O seminário será promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), pela Ufal e pelo Grupo Agroecológico Craiberas (Gac), e conta com a colaboração do APL Horticultura.