quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dados do Censo Escolar 2011 começam a ser coletados nesta quarta-feira

Trata-se de um levantamento em âmbito nacional realizado todos os anos

Ricardo Moresi
Foto: Valdir Rocha

Segundo Elineuza, dados da 1ª etapa serão divulgados em setembro
Começou nesta quarta-feira (25), o período para envio dos dados educacionais referentes às escolas, estudantes e educadores de todas as etapas e modalidades de ensino da Educação Básica do país. O início desta primeira etapa do Censo Escolar 2011 marca o Dia Nacional do Censo Escolar.  As informações serão coletadas via internet, por meio do sistema Educacenso, no endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.br até o dia 14 de agosto.

De acordo com Elineuza Crescêncio, técnica da Gerência de Estatística Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), há a previsão de que os dados preliminares desta primeira fase sejam publicados no dia 6 de setembro. “Em seguida, haverá reabertura do sistema para possíveis retificações. A publicação final dos dados da 1ª etapa deve acontecer no dia 24 de novembro”, informa.

Ela evidencia também que todos os recursos destinados à educação serão disponibilizados com base nos dados informados na publicação final da 1ª etapa. “Nesta fase do Censo informa-se o número de matrículas, o quantitativo de turmas, docentes e escolas em atividade, novas unidades escolares, extintas ou paralisadas”, antecipa.

O Censo Escolar é uma ferramenta de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos Fundamental e Médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). Além disso, ele obtém dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

A técnica revela ainda que com base na primeira etapa é que se realiza a segunda, que consiste na situação do aluno, ou seja, se o estudante foi aprovado, reprovado, evadiu ou foi transferido. “A partir destes dados será possível fazer um comparativo com as informações do ano passado”, pondera.

Censo Escolar é uma ação estatístico/educacional realizada todos os anos, em nível nacional, e organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do Brasil.

Histórico

Desde 1991, o censo educacional é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC), bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).