quarta-feira, 25 de maio de 2011

Câmara de Capacitação e Qualificação determina prazo para cumprimento das atividades

Reunião teve o objetivo de estabelecer demandas do setor para capacitação e qualificação no cenário turístico alagoano

Pollyana dos Anjos

Na segunda reunião da Câmara de Capacitação e Qualificação do Fórum Estadual de Turismo de Alagoas (Foretur), realizada nesta quarta-feira (25), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, integrantes do núcleo estabeleceram as principais demandas e setores para receber capacitação e qualificação profissional em Alagoas.

O objetivo da reunião foi nivelar as necessidades do trade turístico e estabelecer metodologia para que as demandas cheguem adequadas à Secretaria de Estado do Trabalho e Qualificação Profissional (Seteq), que através do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeq), junto ao Ministério do Trabalho, desenvolverão as ações que atendam as solicitações do segmento.
O diretor de capacitação e qualificação da Seteq, Jorge Firmino, definiu que o primeiro passo para as atividades iniciarem é estabelecer as principais necessidades das áreas de interesse no turismo.

No encontro, ficou decidido que, no próximo dia 8 de junho, todos os membros da Câmara Temática encaminharão à Coordenação Geral do Foretur suas principais demandas, segmentadas por atividades e regiões.

Segundo a coordenadora do Foretur, Gabriela Chernichiarro, apenas a gratuidade dos cursos não irá resolver as necessidades do setor. “Temos que requalificar os profissionais já empregados, esse é um dos nossos objetivos”, assegura. 

Já a superintendente de Desenvolvimento da Setur-AL, Raquel Tenório, completou: “Não podemos esquecer da inserção no mercado de trabalho, porque de nada adiantaria capacitar o profissional, sem criar reais possibilidades para a sua entrada no setor produtivo correspondente”, explicou.

Fizeram parte da reunião: Setur, Senac, Sebrae, Seteq, AssertSul, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-AL), Maceió Convention (MC&VB), Sindicatos, como o de guias e empresas de turismo, entre outros.