quarta-feira, 25 de maio de 2011

Unidade Móvel do Hemoal faz coleta no Centro nesta quinta-feira

 Ação acontece das 8h às 17h e visa suprir estoque de sangue do órgão

Josenildo Törres

Voluntários poderão fazer doações no Centro de Maceió
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta de sangue no Centro de Maceió nesta quinta-feira (26), das 8h às 17h. A ação integra a estratégia de suprir o estoque de sangue do órgão, que abastece de sangue e hemocomponentes os hospitais e maternidades públicas.
Para isso, uma equipe multidisciplinar, formada por um médico, um enfermeiro, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio, estará de plantão para atender os voluntários. Durante a coleta itinerante os doadores poderão tirar dúvidas com a equipe do serviço social e, antes de terem o sangue coletado, passarão por uma triagem médica. 

Para se candidatar à doação, o candidato deve ter idade superior a 18 anos, 50 kg ou mais e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite. 

Já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejem repetir o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas. As doações também podem ser feitas na sede do Hemoal, situada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE).

Hemoar 

Para os voluntários que residem no interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro da cidade. O órgão, que está necessitando de sangue do tipo O Negativo, funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.