quarta-feira, 25 de maio de 2011

Congresso de Zootecnia reúne quase dois mil participantes em Maceió

Abertura oficial ocorreu nesta terça-feira e evento segue até o dia 27, no Centro Cultural e de Exposições

Diego Barros

Zootec 2011 é o maior evento técnico e científico da agropecuária
As ciências agrárias respondem por cerca de um terço de toda a produção científica do Brasil, e uma parte desse conhecimento está sendo apresentado e discutido em Maceió, no Zootec 2011, maior evento técnico e científico da agropecuária, que reúne quase 2 mil participantes, entre profissionais da Zootecnia de todo o país, estudantes, professores e pesquisadores.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Zootecnia, Walter Mota Ferreira, que apresentou o dado sobre a participação das Ciências Agrárias, o Brasil responde por quase 3% de toda a produção científica mundial. “Esperamos ter um ótimo evento aqui em Maceió, com muitas palestras, apresentação de trabalhos, pesquisas e simpósios”, destacou, durante a abertura oficial, na noite desta terça-feira (24).

Para o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho Júnior que, na ocasião, representou o governador Teotonio Vilela, Alagoas tem tradição na atividade agropecuária e um evento de porte do Zootec vem para fortalecer o segmento. “Aqui é um local de troca de conhecimento, no qual os técnicos e profissionais da área vão ficar por dentro das novidades do setor. Isso é importante para o Estado. Sejam todos muito bem vindos a Maceió”, frisou o secretário.

José Marinho Júnior também ressaltou o apoio do governo do Estado a diversas cadeias produtivas, como a ovinocultura e a caprinocultura, a pecuária de leite, a piscicultura e a apicultura. “As propriedades dos agricultores familiares precisam ser capazes de produzir o suficiente para que eles tenham renda, possam sustentar suas famílias e ter uma diversificação produtiva. Isso só é possível quando há a participação do profissional de Zootecnia”, citou o secretário de Estado Adjunto.

Como parte da programação do Zootec, haverá o Simpósio de Aquicultura; Simpósio de Apicultura; Simpósio de Aves e Suínos; Simpósio de Animais Silvestres e Pets; Simpósio de Bovinos e Bubalinos; Simpósio de Caprinos e Ovinos; e II Simpósio Alagoano de Produção Animal.

Com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Zootec 2011 é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O tema deste ano é Inovação e Mercado Consumidor.

O Zootec 2011 tem o patrocínio do Sebrae, Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), CFMV, Serrana Nutrição Animal e Maceió Convention e Visitors Bureau, além da Agência de Viagens Transamérica Turismo e Comunic Eventos. Outras informações e inscrições pelo endereço http://www.comuniceventos.com.br/ ou pelo telefone (82) 3325-3468.