quarta-feira, 15 de junho de 2011

Técnicos são capacitados na elaboração de biofertilizantes

Adubação orgânica reduz os custos para o agricultor familiar, não agride o meio ambiente e produz alimentos livres de adubos químicos

Diego Barros

Técnicos extensionistas são capacitados na elaboração de fertilizantes
Técnicos extensionistas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) que atuam na região do Médio Sertão foram capacitados, nesta terça-feira (14), na elaboração de biofertilizantes.

A oficina ocorreu na Estação Experimental da Seagri, em Santana do Ipanema, foi ministrada pela articuladora estadual da Rede de Agroecologia, Liduína Alencar, e contou com a presença de 15 extensionistas, entre técnicos agrícolas, agrônomos, zootecnistas e veterinários.

Segundo o diretor de Extensão Rural, Ruy Falcão, o uso de biofertilizantes reduz os custos de produção, não agride o meio ambiente, não faz mal à saúde de quem está manuseando o produto e tem como resultado alimentos mais saudáveis, livres de adubos químicos.

“Os biofertilizantes podem ser elaborados com produtos que o agricultor geralmente tem na propriedade dele e que não são aproveitados, como esterco de gado, cinza, urina de vaca e também leite e açúcar em pequenas quantidades”, citou Ruy Falcão. “A partir de agora, os técnicos vão repassar esse conhecimento para os agricultores”, afirmou.

Ainda segundo Ruy Falcão, os biofertilizantes, como são chamados alguns adubos orgânicos, podem ser aplicados nas plantações de milho, feijão, palma, sorgo, mandioca e hortaliças, que são as culturas agrícolas mais comuns no Sertão.

“Temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar o pequeno agricultor com assistência técnica, repasse de tecnologia, inclusão produtiva e acesso ao mercado”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas. “Além de capacitar os técnicos, fazemos atividades diretamente com o agricultor, a exemplo do Dia de Campo sobre cultura do milho, que será realizado nesta sexta-feira em Poço das Trincheiras”, completou o secretário.