quarta-feira, 15 de junho de 2011

Estádio Rei Pelé é vistoriado para a Copa do Mundo de 2014

Alagoas tenta sediar um dos Centros de Treinamento de Seleções do evento esportivo

Ana Daniella Leite
Foto: Paulo Rios

Luiz Rosset fez vistoria no Rei Pelé nesta quarta-feira
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Antônio Machado, e também presidente do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa/AL), acompanhou, na manhã desta quarta-feira (15), a primeira vistoria realizada pela Federation Internacionale de Football Association (Fifa) no estádio Rei Pelé. 

Para o secretário-chefe do Gabinete Civil, o estádio Rei Pelé possui boas chances de ser selecionado para sediar um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) durante o evento esportivo. “O Rei Pelé passou por uma reforma recente e grandiosa, com isso já conseguimos alcançar muitos dos requisitos solicitados pela Fifa, e estaremos prontos para atender as necessidades que por ventura nos forem solicitadas”, afirmou Álvaro Machado.

No rol dos pontos analisados por Luiz Rosset, da empresa Arena, contratada pela Fifa para analisar os estádios em todo o país, estão a infraestrutura interna e externa do estádio, segurança, irrigação e drenagem do gramado, vestiários e a distância do complexo esportivo para um aeroporto com capacidade de pouso e decolagens de aeronaves de médio porte. Além disso, também foi verificado a existência de hospitais de urgência e emergência e hotéis nas imediações do estádio.

A vistoria minuciosa também foi acompanhada pelo secretário de Estado Adjunto de Esportes, Jorge VI, e pelo superintendente de Turismo, Marcos Pradines, ambos integrantes do Comcopa/AL. Não há uma data definida para o envio do relatório com o resultado desta inspeção, mas independente deste, outras vistorias poderão ser agendadas. “Agora é só aguardar o envio do relatório por parte da Fifa para que possamos analisar as possíveis demandas exigidas e adequá-las ao Rei Pelé”, disse Jorge VI. 

Comcopa Alagoas
O Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas) foi criado pelo Governo do Estado através do Decreto nº 14.090, do dia 10 de junho de 2011. 

Seu objetivo é o de viabilizar a montagem de estruturas e criar condições para que Maceió se constitua em Centro de Treinamento de Seleções (CTS), e liderar a articulação entre entidades públicas e privadas envolvidas com o projeto de tornar o Estado de Alagoas um dos CTS do evento esportivo, o que inclui a coordenação, integração, monitoramento e avaliação das ações e projetos aprovados.

O Comcopa é presidido pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Antônio Machado, e composto pela Prefeitura Municipal de Maceió, Federação Alagoana de Futebol (FAF), pelos secretários de Estado da Educação e do Esporte, do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, do Turismo, da Infraestrutura, da Defesa Social, da Saúde e da Comunicação, além do secretário de Estado Adjunto de Esportes. Todos irão se reunir quinzenalmente na Sala de Reuniões do Gabinete Civil, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.