Telescópios no Cepa estarão disponíveis para os interessados
Ricardo Moresi
Eclipse poderá ser visto do observatório |
Adriano relata também que a lua deverá nascer logo mais às 17h07 totalmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra, a umbra. “A partir das 18h02 irá lentamente saindo da umbra para a penumbra, que é a parte mais clara da sombra da Terra”, adianta.
Ele explica que o astro sairá completamente da umbra por volta das 19h02 e da penumbra às 20h. “O OAGLL estará aberto ao público com seus telescópios em prontidão aguardando esse espetáculo cósmico”, revela.
Mas a visão do fenômeno depende ainda das condições climáticas, típicas desta época do ano no Nordeste do Brasil e que podem vir a atrapalhar a observação. “Nosso desejo é que o tempo esteja bom e que as pessoas procurem o Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) para apreciar o eclipse lunar”, declara o professor.
Aubert reitera que o eclipse da lua ocorre exatamente quando ela, em seu movimento orbital, encontra a sombra que a Terra projeta no espaço. “Ele pode ser total ou parcial. Por ano, no mundo todo, ocorrem de 2 a 7 eclipses solares e lunares”, informa.
OAGLL
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (Secti/AL), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Usina Ciência, e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL). Ele funciona no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol, em Maceió.