quarta-feira, 15 de junho de 2011

Expectativa para observação de mais um eclipse lunar

 Telescópios no Cepa estarão disponíveis para os interessados

 Ricardo Moresi

Eclipse poderá ser visto do observatório
“Será possível apreciar um belo espetáculo da natureza nesta quarta-feira (15) – um eclipse lunar”. Foi desta forma que Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), definiu a expectativa para hoje à noite.

Adriano relata também que a lua deverá nascer logo mais às 17h07 totalmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra, a umbra. “A partir das 18h02 irá lentamente saindo da umbra para a penumbra, que é a parte mais clara da sombra da Terra”, adianta. 

Ele explica que o astro sairá completamente da umbra por volta das 19h02 e da penumbra às 20h. “O OAGLL estará aberto ao público com seus telescópios em prontidão aguardando esse espetáculo cósmico”, revela.

Mas a visão do fenômeno depende ainda das condições climáticas, típicas desta época do ano no Nordeste do Brasil e que podem vir a atrapalhar a observação. “Nosso desejo é que o tempo esteja bom e que as pessoas procurem o Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) para apreciar o eclipse lunar”, declara o professor.

Aubert reitera que o eclipse da lua ocorre exatamente quando ela, em seu movimento orbital, encontra a sombra que a Terra projeta no espaço. “Ele pode ser total ou parcial. Por ano, no mundo todo, ocorrem de 2 a 7 eclipses solares e lunares”, informa.

OAGLL 
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (Secti/AL), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Usina Ciência, e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL). Ele funciona no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol, em Maceió.