quarta-feira, 15 de junho de 2011

Rede Nacional de Monitoramento de Águas chega a Alagoas nesta quinta-feira

Objetivo é discutir, avaliar e definir o monitoramento da qualidade da água no Estado

Victor Guerra e Beatriz Nunes

A Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas, coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA), chega a Alagoas nesta quinta-feira (16) para realizar reunião de trabalho com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Instituto do Meio Ambiente (IMA) sobre como vem sendo realizado o monitoramento da qualidade da água em nosso estado.

O projeto de caráter nacional tem como principal objetivo prover a sociedade com o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil, além de orientar sobre a elaboração de políticas públicas para a recuperação da qualidade ambiental de rios e reservatórios. Em Alagoas, Semarh, IMA e Casal são os principais órgãos públicos ligados ao monitoramento das águas alagoanas.

A Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas está inserida no Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA), da Agência Nacional de Águas, que utiliza quatro parâmetros básicos para realizar o processo de análise (pH, oxigênio dissolvido, condutividade e temperatura). A partir dos resultados, é possível definir ações estratégicas para cada região do Brasil e atuar diretamente na melhora da qualidade da água em todo país.

Entre as principais ações estratégicas estão a implementação e otimização da distribuição geográfica; a definição de parâmetros mínimos de qualidade de água a serem monitorados por todos os estados; a ampliação do controle de qualidade dos laboratórios envolvidos em análises de qualidade de água, além de criar o banco de dados nacional para ser divulgado na internet, com informações da qualidade de água.

A reunião acontecerá na Sala de Treinamento da Semarh, em Jacarecica, nesta quinta e sexta-feira (15), das 8h às 17h. Ao final da reunião, a ANA apresentará um relatório da situação de Alagoas no monitoramento de qualidade, além de divulgar o programa de monitoramento das águas, que acontecerá em todo o Brasil, até o ano de 2015.